Título: | ISTO É... FANTÁSTICO: TELEVISÃO, REVISTA ELETRÔNICA E CONSUMO NO BRASIL | |||||||
Autor: |
BRUNA SANTANA AUCAR |
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Colaborador(es): |
EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA - Orientador |
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Catalogação: | 18/FEV/2013 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21174&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21174&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21174 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O objetivo deste trabalho é analisar o programa Fantástico, da TV Globo, e sua relação com o atual movimento de convergência de mídia por que passam os meios massivos e digitais. Para tanto, vamos contextualizar a criação do programa, seus quase quarenta anos de existência e a espécie de vocação para a convergência que se inscreve em sua história. Parte-se da hipótese de que os processos de convergência de mídia seriam propulsores de uma mudança cultural que traz impactos para as identidades e hábitos de consumo em um universo cada vez mais influenciado pelas tecnologias digitais. O movimento tem desencadeado adaptações na produção de conteúdo para a televisão aberta. O Fantástico foi um dos pioneiros no cenário midiático brasileiro a oferecer um ambiente de interatividade e promoção de novos canais de comunicação com o telespectador. As recentes narrativas do programa dialogam com o universo online e com múltiplas plataformas que ampliam as possibilidades de incentivo ao consumo. Tais formatos indicam transformações – tanto materiais, quanto subjetivas – na relação dos sujeitos com os meios de comunicação e nos estilos de vida contemporâneos, oferecendo pistas para compreendermos os códigos de nossa própria cultura.
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