Título: | A INTRODUÇÃO DE METAVERSOS NO PROCESSO DE ENSINO: FAZENDO SENTIDO DE MUNDOS VIRTUAIS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DO ENSINO SUPERIOR | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
TATIANA MARIA BERNARDO DA SILVA |
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Colaborador(es): |
JORGE FERREIRA DA SILVA - Orientador |
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Catalogação: | 22/NOV/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20725&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20725&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20725 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A criação da World Wide Web (WWW) em 1992 permitiu a emergência de
novas propostas pedagógicas e tornou a educação on-line mais acessível. A
facilidade de uso da Web e a capacidade de apresentar ferramentas multimídias
aumentaram o número de disciplinas que poderiam ser oferecidas on-line. Os
computadores e a tecnologia da informação ampliaram oportunidades na educação
e abriram o caminho para o uso de novos métodos educacionais. Essa mudança
tecnológica exige uma mudança no papel exercido pelo professor, entretanto, a
introdução dessas tecnologias no ambiente de ensino causa distúrbio no status
quo, levando o indivíduo a ter que se reconfigurar e a percepção do mundo a que
está ao seu redor também. Ele precisa reorganizar seu mundo de forma que o
mesmo faça sentido novamente a ele, por meio do processo de sensemaking
(WEICK, 1995; WEICK, SUTCLIFFE E OBSTFELD, 2005) os indivíduos
reorganizam seu mundo. O sensemaking pode ser entendido como a interpretação
que a pessoa faz sobre um evento que gerou um distúrbio no mundo a qual está
acostumado, despertando um processo de reorganização de significados para
entender o novo ambiente afim de que o mesmo faça sentido para ele. O objetivo
deste estudo é entender como a introdução e o uso dos metaversos para o ensino
afetam o ambiente de ensino a qual professores universitários estão acostumados e
como eles reinterpretam e reorganizam seu mundo. O metaverso escolhido foi o
Second Life dado o fato de ser o metaverso mais difundido no mundo
(ANDREAS, TSITASOS, TERSIDOU E POMPORTSIS, 2010) e por algumas
universidades adotarem este para o ensino (DE LUCIA, FRANCESE, PASSERO
E TORTORA, 2009). Optou-se por um método qualitativo com a condução de
entrevistas em profundidade, realizadas com professores de uma instituição de
ensino superior da Região Sul. Suas opiniões e pontos de vista foram reunidos e
avaliados por meio de análise do discurso como indicado no trabalho de Nicolacida-
Costa (2007). Os resultados obtidos contribuem para uma compreensão mais
profunda de questões específicas em relação ao uso de metaversos por
professores, enquanto ao mesmo tempo, apontam possíveis fatores que podem
facilitar a integração da tecnologia no ambiente.
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