Título: | NÃO-MANIPULABILIDADE E CONTESTABILIDADE DA REGULAÇÃO: ELEMENTOS PARA UMA ABORDAGEM NEORREPUBLICANA DAS AGÊNCIAS REGULADORAS INDEPENDENTES | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
FARLEI MARTINS RICCIO DE OLIVEIRA |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Colaborador(es): |
JOSE RIBAS VIEIRA - Orientador |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Catalogação: | 13/NOV/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20711&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20711&idi=2 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20711 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O modelo de regulação pública por meio de agências independentes foi
recepcionado no ordenamento jurídico brasileiro a partir dos anos 90, sob o
influxo dos projetos de desregulação, desestatização e reforma administrativa,
servindo a agência como garantia da segurança, da estabilidade e do equilíbrio nas
relações econômicas e sociais. No entanto, o surgimento de centros de poder
como os das agências reguladoras, criadas com autonomia em relação à
administração direta do Estado, resultaram em diversos problemas institucionais e
democráticos. No plano da teoria política, constatou-se uma desigualdade de
acesso dos cidadãos aos canais de circulação do poder, típico das democracias
representativas de massa (accountability vertical) e deficiências do controle
político da instituição pelo sistema de freios e contrapesos (accountability
horizontal). Tendo como referencial teórico o neorrepublicanismo, corrente do
pensamento político que trabalha com eficientes categorias com vistas ao
fortalecimento das instituições públicas a serviço da democracia, a hipótese
central da tese é demonstrar se a intervenção regulatória por meio das agências
reguladoras independentes atende os requisitos neorepublicanos de legitimação
democrática quanto ao processo de tomada pública de decisão. Para sustentar a
hipótese, a tese utiliza-se do método transdisciplinar e comparativo, e adota como
ponto de referência e diálogo a obra de Philip Pettit, principal representante da
vertente neorrepublicana.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|