Título: | REVISITANDO A AQUISIÇÃO DE SENTENÇAS PASSIVAS EM PORTUGUÊS BRASILEIRO: UMA INVESTIGAÇÃO EXPERIMENTAL COM FOCO NA COMPREENSÃO | |||||||
Autor: |
JOAO CLAUDIO DE LIMA JUNIOR |
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Colaborador(es): |
MARINA ROSA ANA AUGUSTO - Orientador |
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Catalogação: | 01/NOV/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20650&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20650&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20650 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Esta dissertação investiga a aquisição das passivas, trazendo um tratamento
conciliador entre métrica de computação e demandas de processamento para se
pensar a aquisição dessas estruturas. As análises formais da Teoria Linguística
Gerativa (Boeckx, 1998; Collins, 2005) são revisitadas sob o enfoque das
distinções aventadas pelo Modelo Integrado da Computação on-line (Corrêa E
Augusto, 2007; 2011), buscando-se adequá-las às peculiaridades do
processamento em tempo real. Nossa hipótese é de que a maior complexidade
associada à estrutura de uma passiva eventiva implicaria a existência de
movimento com custo computacional mensurável, que seria responsável pela
dificuldade das crianças com passivas verbais. A ausência de movimento do tipo
relevante em construções como passivas adjetivas, com características copulares,
explicaria como a criança é inicialmente capaz de lidar com passivas curtas
agentivas, assumindo-se que esta tende a não tomar como essencial o uso de
diferentes auxiliares da sua gramática alvo. Três experimentos psicolinguísticos
buscaram investigar as hipóteses aventadas. Os dois primeiros apontam
dificuldade em todas as passivas verbais do Português, exceto as curtas agentivas
e, também, a relevância de traços aspectuais e semânticos para que o
processamento de certas passivas seja licenciado na interface com o sistema
conceptual-intencional como uma derivação mais simples do que as passivas
verbais. O último experimento avaliou a capacidade de distinção entre os
diferentes auxiliares envolvidos na derivação de sentenças passivas curtas. Os
resultados são compatíveis com as hipóteses e sugerem que a criança valer-se-ia
de construções adjetivas para alcançar a plena aquisição das passivas verbais.
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