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Título: EDUCAÇÃO E ASCENSÃO SOCIAL: PERFORMANCES NARRATIVAS DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA FEDERAL NA BAIXADA FLUMINENSE
Autor: TALITA DE OLIVEIRA
Colaborador(es): LILIANA CABRAL BASTOS - Orientador
Catalogação: 30/OUT/2012 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20639&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20639&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20639
Resumo:
O presente estudo investiga como, por meio de padrões narrativos de se organizar a experiência social, alunos de uma escola da rede pública federal de ensino na Baixada Fluminense constroem valores e imagens de si associados a um ethos que entende a educação formal como caminho para a ascensão social. A pesquisa foi desenvolvida no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), mais especificamente na Unidade de Ensino Descentralizada (UnED) de Nova Iguaçu. A instituição, símbolo histórico de tradição na educação profissionalizante, ressignifica-se ao ser inaugurada em uma região sócio-geográfica de periferia e, ao mesmo tempo, contribui na alteração do campo de possibilidades dos filhos da localidade, marcada pelas trajetórias das camadas populares. O percurso analítico da pesquisa procurou aliar a observação e a descrição sistemática da vida social ao olhar atento para a materialidade discursiva tecida via modos narrativos. Nesse sentido, o trabalho buscou, inicialmente, revisitar a pesquisa sobre narrativas orais no campo dos Estudos da Linguagem de orientação sócio-interacional. Foi dado particular destaque à noção de performance narrativa/identitária e à forte imbricação entre narrativas e construção de identidades, considerando-se que, no palco interacional da vida em sociedade, o indivíduo age de modo a transmitir aos seus interlocutores uma imagem de si com base em atributos morais socialmente valorizados. Assim, por meio do uso de recursos linguísticos formais de performance, o narrador posiciona-se ideologicamente frente aos eventos narrados e faz ecoar valores moralmente legitimados de seu meio social. Em seguida, o estudo apresentou contribuições notórias da pesquisa social, em especial da Antropologia das Sociedades Complexas, focalizando como as noções de projeto e de mobilidade social proporcionam uma melhor compreensão do valor atribuído à ascensão social no mundo moderno-contemporâneo. Foram discutidos os ethos tradicionais que caracterizam as culturas das camadas médias e das classes populares, com base na literatura antropológica contemporânea, enfatizando-se o status atribuído à educação como meio de mobilidade social ascendente e suas repercussões simbólicas para as classes trabalhadoras. A pesquisa afilia-se à metodologia interpretativista de pesquisa nas Ciências Sociais, para a qual a etnografia e a observação participante são consideradas modos significativos de se produzir conhecimento sobre a vida social. A análise dos dados orais gerados em situação de entrevista com alunos da UnED de Nova Iguaçu do CEFET/RJ buscou destacar a organização narrativa e os dispositivos de avaliação empregados pelos narradores na construção discursiva dos valores e crenças moralmente reconhecidos como válidos na instituição e na região sócio-geográfica em que está situada. As narrativas estudadas sugerem a coexistência de dois ethos particulares: um marcado por processos de individualização e auto-afirmação, propiciados pela educação escolarizada; outro associado a redes de solidariedade e relacionalidade locais típicas das camadas populares. A pesquisa, enfim, dimensiona a instituição aqui estudada como microcosmo das transformações vivenciadas pela Baixada Fluminense e dá visibilidade a uma parcela específica de sua população que concebe o acesso aos estudos como caminho mais seguro e digno de melhorar de vida.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXO PDF