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Título: O QUADRO BRANCO INTERATIVO COMO FERRAMENTA MULTIMODAL NO ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Autor: FELLIPE FERNANDES CAVALLERO DA SILVA
Colaborador(es): BARBARA JANE WILCOX HEMAIS - Orientador
Catalogação: 19/OUT/2012 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20594&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20594&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20594
Resumo:
Esta pesquisa consiste em uma investigação sobre os aspectos multimodais do Quadro Branco Interativo (QBI) como ferramenta mediadora no ensino de inglês como língua estrangeira (EILE). Inicialmente, procurou-se utilizar os fundamentos da Teoria da Atividade para contextualizar o artefato tecnológico em questão no plano das atividades docentes, desde o processo de elaboração até a execução das aulas. Os conceitos de mediação, atividade de ensino, conjunto e sistema de gêneros correspondem à base para a sistematização e contextualização, em nível individual ou coletivo, das ações e operações referentes ao ambiente de sala de aula em que o QBI se insere. Conforme o estudo circunscrevia-se às questões de ensino, foi desenvolvido um questionário on-line com o intuito de averiguar as perspectivas de um grupo de docentes pertencentes a uma renomada instituição particular, ícone no EILE, através do uso de ferramentas de última geração, entre elas, o QBI. A finalidade principal consistia no melhor entendimento das atividades docentes mediadas pela tecnologia sob análise, buscando-se elementos facilitadores e/ou delimitadores em todo o processo, contrastando essas experiências paralelamente com outros recursos mais tradicionais, como o quadro negro, quadro branco, transparências e slides. Os resultados obtidos favorecem a utilização do QBI em virtude da multiplicidade de recursos disponíveis. Entretanto, argumenta-se que o mesmo não deve ocupar o lugar central no âmbito das práticas docentes supracitadas.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF