Título: | EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS HÍBRIDOS EM SÉRIE | |||||||
Autor: |
FERNANDO ZEGARRA SANCHEZ |
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Colaborador(es): |
SERGIO LEAL BRAGA - Orientador |
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Catalogação: | 22/MAI/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19553&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19553&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19553 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Nesta dissertação apresenta-se a avaliação da eficiência energética do
Veículo Elétrico Híbrido em Série mediante o desenvolvimento teórico de
dois protótipos de sistemas de propulsão elétrica e o estudo experimental
do consumo de combustível do veículo original. A análise experimental
foi feita mediante o desenvolvimento de uma bancada de teste, composta
principalmente por um dinamômetro de chassis, um piloto automático e
um medidor de vazão de combustível, acompanhado de toda a eletrônica
que fez possível a aquisição de dados em cada teste. Neste estudo desenvolvem-
se dois modelos teóricos de arquitetura para o sistema de propulsão
do VEH, o primeiro composto de quatro motores, cada um embutido nas
rodas do veículo, e o segundo composto por dois motores, cada um embutido
nas rodas do eixo traseiro do veículo. Existem diversos procedimentos
para poder embutir um motor na roda do veículo, o que se deve ter em
conta é o peso, a potência e a eficiência na transmissão de potência. No
desenvolvimento teórico do sistema de propulsão em cada roda, faz-se
necessário o uso do redutor cicloidal, o qual permite uma redução de 3:1
até 119:1 em um só estágio com uma eficiência de transmissão de 93 por cento,
conjuntamente com um motor de corrente contínua sem escovas, o qual tem
uma alta densidade de potência. Os resultados da avaliação do sistema de
propulsão elétrica dos protótipos mostram que o modelo de quatro motores
nas rodas é mais eficiente em comparação com o modelo de dois motores
embutidos nas rodas. Isto se deve ao fato do segundo modelo ser mais
pesado, já que precisa uma maior quantidade de baterias e além disso
de motores mais robustos. Na avaliação do consumo energético do VEH
em comparação com o modelo original a gasolina, obtiveram-se resultados
interessantes referentes à economia na utilização do recurso energético. O
VEH teve um comportamento melhor em ciclos urbanos que em ciclos de
estrada e a economia do recurso energético alcança 57,6 por cento quando se testa
com ciclos urbanos e 11,4 por cento em ciclos de estrada.
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