Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: MODELO DE CONTROLE DE ACESSO NO PROJETO DE APLICAÇÕES NA WEB SEMÂNTICA
Autor: MAIRON DE ARAUJO BELCHIOR
Colaborador(es): DANIEL SCHWABE - Orientador
Catalogação: 27/ABR/2012 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19490&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19490&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19490
Resumo:
O modelo Role-based Access Control (RBAC) fornece uma maneira para gerenciar o acesso às informações de uma organização, reduzindo-se a complexidade e os custos administrativos e minimizandose os erros. Atualmente existem diversos métodos de desenvolvimento de aplicações na Web Semântica e na Web em geral, porém nenhum dos modelos produzidos por estes métodos abrange a descrição de diretivas relacionadas ao controle de acesso de forma integrada com os outros modelos produzidos por estes métodos. O objetivo desta dissertação é integrar o controle de acesso no projeto de aplicações na Web Semântica (e na Web em geral). Mais especificamente, este trabalho apresenta uma extensão do método SHDM (Semantic Hypermedia Design Method) para a inclusão do modelo RBAC e de um modelo de políticas baseada em regras de forma integrada com os outros modelos deste método. O método SHDM é um método para o projeto de aplicações hipermídia para a web semântica. Uma arquitetura de software modular foi proposta e implementada no Synth, que é um ambiente de desenvolvimento de aplicações projetadas segundo o método SHDM.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF