Título: | O PRÓXIMO CAPÍTULO: REFLEXÕES PARA UM NOVO MODELO DE NOVELA BRASILEIRA NAS NOVAS MÍDIAS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
LEANDRO GEJFINBEIN |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Colaborador(es): |
REJANE SPITZ - Orientador |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Catalogação: | 12/MAR/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19261&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19261&idi=2 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19261 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O mundo está passando por um período de significativas mudanças nos
meios de comunicação com o crescimento das chamadas novas mídias. As
empresas de mídia estão desafiadas a expandir seus negócios explorando novas
possibilidades, ao mesmo tempo em que precisam transferir seus principais ativos
da mídia tradicional, como a televisão, para essa nova lógica de produção e
consumo. Neste cenário podemos incluir a telenovela brasileira. Com significativa
importância e influência na cultura brasileira, as telenovelas já são o resultado de
uma série de transposições desde sua origem no folhetim, alcançando mais
sucesso a cada novo formato. Entretanto, são ainda produzidas exclusivamente
para a televisão, incorporando lentamente extensões nas novas mídias e que não
dão conta das principais mudanças no consumo e no projeto do produto. Partindo
então da investigação das principais propriedades da telenovela brasileira e da
análise de aspectos específicos dessas atuais mudanças dos meios, este estudo teve
como objetivo levantar reflexões e diretrizes que possam guiar a implementação
de um novo modelo de telenovela. Neste caso, um produto maior e mais
complexo, no qual se mantenham determinadas propriedades do folhetim
televisivo, mas que incorpore, ao mesmo tempo, características das novas mídias,
reconhecendo que os impactos dessas transformações são irreversíveis.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|