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Título: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE NOTIFICAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MANAUS, AM
Autor: MARSILÉIA BRASIL DE LIMA
Colaborador(es): SUELI BULHOES DA SILVA - Orientador
Catalogação: 29/FEV/2012 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19208&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19208&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19208
Resumo:
A presente dissertação, intitulada Percepções de professores do ensino fundamental sobre violência doméstica contra crianças e adolescentes: estudo sobre o processo de notificação em uma escola pública do município de Manaus, AM é o resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa, que procurou conhecer o que um grupo de professores do Ensino Fundamental entende por violência doméstica contra crianças e adolescentes e como se posiciona diante da obrigatoriedade de comunicação dos casos de suspeita ou confirmação deste tipo de violência estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Para sua realização foi elaborado um questionário que foi respondido por 19 professores que atuam nas primeiras séries do ensino básico, de uma escola pública localizada entre as zonas Norte e Leste da cidade de Manaus. A análise das respostas revelou que os professores que participaram deste estudo conhecem pouco sobre a Violência Doméstica e a maioria a associou apenas à agressão física, identificada por marcas corporais. Quanto ao conhecimento e o posicionamento em relação ao que estabelece o ECA, apenas 31,57 por cento dos professores têm conhecimento do procedimento adequado, 26 por cento deles conhecem parcialmente, enquanto 21 por cento dos professores afirmaram que desconhecem totalmente informações sobre o procedimento previsto. Quanto à obrigatoriedade de denúncia, 63,25 por cento dos professores responderam que a desconhecem.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE SIGLAS PDF    
INTRODUÇÃO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF