Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: SORODISCORDÂNCIA E EQUIPE PROFISSIONAL: ESTUDO QUALITATIVO DA ASSISTÊNCIA EM AMBULATÓRIO ESPECIALIZADO EM HIV/AIDS NO MUNICÍPIO DE NITERÓI (RIO DE JANEIRO)
Autor: EDITH LUCIA MENDES LAGO
Colaborador(es): RAFAEL SOARES GONÇALVES - Orientador
IVIA MAKSUD - Coorientador
Catalogação: 27/DEZ/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18858&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18858&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18858
Resumo:
Este estudo examina as representações sociais de profissionais de saúde sobre a questão da sorodiscordância para o HIV/AIDS. O estudo foi realizado com profissionais inseridos em uma equipe multidisciplinar de um ambulatório especializado em HIV/AIDS no município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Para tal estudo, foram realizadas com esses profissionais 11 entrevistas semiestruturadas a partir de três eixos: (1) dados sóciodemográficos, com o objetivo de apreender questões relativas ao pertencimento social dos entrevistados; (2) dados sobre a instituição, com o intuito de compreender como as relações institucionais influenciam a visão da sorodiscordância e (3) dados sobre a sorodiscordância, com objetivo de apreender as representações que os profissionais têm acerca desse fenômeno. A partir da articulação desses dados, esta investigação pretende analisar entendimentos dos entrevistados sobre os seus cotidianos profissionais, e repercussões acerca das recentes recomendações do Ministério da Saúde no que concerne à sorodiscordância – as denominadas Estratégias Posithivas. Portanto, este estudo evidencia e analisa as principais dificuldades encontradas pela equipe para a absorção dessa nova rotina de trabalho e apresenta como fatores interferentes aspectos ligados à cultura institucional e à educação permanente dos profissionais da saúde dentro do ambiente institucional. Por fim, esta dissertação pretende contribuir para a adequação de rotinas que contemplem, da melhor forma, o fenômeno da sorodiscordância, possibilitando uma assistência mais adequada às dinâmicas sociais vivenciadas pelos usuários.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
INTRODUÇÃO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF