Título: | INÍCIO DA EXPANSÃO INTERNACIONAL DE REDES BRASILEIRAS DE FAST-FOOD: ESTUDO DE CASOS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
BENJAMIM CORDEIRO HERDY JÚNIOR |
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Colaborador(es): |
ANGELA MARIA CAVALCANTI DA ROCHA - Orientador |
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Catalogação: | 07/DEZ/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18776&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18776&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18776 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
As empresas brasileiras ingressaram tardiamente no mercado internacional.
Isto ocorreu tanto no caso de empresas industriais como de serviços. Este trabalho
se ocupa de um segmento específico, o de serviços de alimentação tipo fast-food.
Procurou-se investigar o início da expansão internacional de redes brasileiras de
fast-food, uma vez que aquelas que já se internacionalizaram encontram-se nas
fases iniciais desse processo. O estudo pretendeu identificar casos de sucesso
inicial que pudessem servir como exemplo para as empresas que desejam seguir a
via da internacionalização. Inicialmente, foi realizada uma breve revisão da
literatura sobre processo de internacionalização. Em seguida, estudou-se o
franchising como modo de entrada em mercados externos, já que este é
considerado uma das principais formas pelas quais se dá a internacionalização de
redes de fast-food. Utilizou-se a metodologia de estudo de casos, devido ao
caráter longitudinal da pesquisa e ao pequeno número de empresas
internacionalizadas neste setor. Os dados foram obtidos de fontes secundárias, que
incluíram notícias em jornais e revistas de negócios, artigos publicados em anais
de congressos e internet, além de consultas ao banco de dados do NUPIN –
Núcleo de Pesquisas em Negócios Internacionais da PUC-Rio. A análise incluiu
uma descrição histórica do desenvolvimento das empresas e de seu processo de
internacionalização, focando-se os temas sobre os quais se centrou o estudo e
realizando-se uma comparação entre os casos. As conclusões mostram a adoção
de um processo baseado em oportunidades, intuições dos gerentes e tentativa-eerro.
São extraídas algumas lições que podem servir a outras redes brasileiras que
pretendam se expandir internacionalmente.
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