Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: A FAZENDA DA ESPERANÇA DO AMAZONAS E O OLHAR DO EX-RESIDENTE
Autor: JAQUELINE LOPES MARQUES
Colaborador(es): ILDA LOPES RODRIGUES DA SILVA - Orientador
Catalogação: 03/NOV/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18620&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18620&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18620
Resumo:
O estudo apresentado pretende identificar as mudanças de comportamento promovidas pela Comunidade Terapêutica Fazenda da Esperança – Centro Masculino, localizado no Amazonas, na reabilitação do uso abusivo de álcool e/ou outras drogas, o mesmo visa contribuir como referência nas discussões acerca do universo do alcoolismo e drogadição no que se refere ao processo de escolha em mudar o estilo de vida, uma vez que na atualidade em muito se observa o crescimento desenfreado do consumo e do tráfico de drogas, assumindo destaque como tema de discussão contínuo na sociedade. Para o alcance desse objetivo, fora desenvolvida escuta e análise, a fim de identificar a percepção dos ex-residentes, compreendida no período de doze meses de internação, sobre o processo de reabilitação na Fazenda da Esperança; bem como identificar os principais avanços e dificuldades encontrados durante o período de reabilitação na Fazenda da Esperança e apreender as expectativas acerca da reinserção dos residentes na sociedade após a experiência na comunidade terapêutica. O delineamento da pesquisa se configura como exploratório de natureza qualitativa. As implicações derivadas do estudo apontam para resultados positivos no que tange à proposta de comunidade terapêutica, contudo, requer maior minucia de análises e produção científica nesse campo, que deve admitir-se por iniciativas de pesquisas que possam adquirir melhor conhecimento acerca da dinâmica institucional e do cenário desenhado pelo uso abusivo de álcool e outras drogas na esfera das comunidades terapêuticas.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
INTRODUÇÃO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CONCLUSÃO PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF