Título: | SOBRE AS FORMAS DE SE APRENDER COM O CINEMA: UM ESTUDO ATRAVÉS DA AGENDA-DIÁRIO DE LEANDRO KONDER | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
RODRIGO ROBERT PORTO |
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Colaborador(es): |
ROSALIA MARIA DUARTE - Orientador |
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Catalogação: | 01/NOV/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18616&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18616&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18616 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O propósito principal desse trabalho foi enxergar o cinema enquanto um processo de acumulação do conhecimento, construção de saber e de distinção social. Com esses apontamentos, queremos refletir sobre as possibilidades de significado que provém do cinema enquanto uma experiência capaz de transformar a vida dos indivíduos na medida em que atua na formação dos mesmos em seu caráter pessoal e com isso, participam da estruturação de suas formas de ver, entender e se posicionar perante a sociedade ao qual habitam. Para feitio desse objetivo observa-se uma agenda-diário de um intelectual brasileiro que, na década de 1950, documentou a sua vivência sobre o cinema e, neste objeto, trouxe à tona suas formas de aprender com o cinema. Essa agenda reflete, dentre outras, as práticas de cinema e as vivências proporcionadas pelo mesmo no âmbito de um referencial que enxerga a sétima arte enquanto um instrumento para a formação do indivíduo e um reflexo-espelho da sociedade na qual se insere o próprio.
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