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Título: ENUNCIAR DEMOCRACIA E REALIZAR O MERCADO: POLÍTICAS DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO ATÉ O PROINFO INTEGRADO (1973-2007)
Autor: MÁRCIA CORREA E CASTRO
Colaborador(es): JOSE MAURICIO PAIVA ANDION ARRUTI - Orientador
Catalogação: 06/OUT/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18430&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18430&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18430
Resumo:
Orientada pela proposta metodológica da Abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball e Richardo Bowes (1992) a presente pesquisa busca analisar os contextos de influência e de produção do texto da atual política nacional de tecnologia na educação: o PROINFO (Programa Nacional de Tecnologia Educacional), abordando ainda leituras feitas da política pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, leituras estas que orientarão o contexto da prática local da política. Para dar conta de seus objetivos o texto apresenta: (1) o histórico das políticas brasileiras de informática e a tensão entre a busca pela autonomia tecnológica do país e as pressões do mercado externo; (2) o paralelismo entre as políticas gerais de educação e as políticas de tecnologia na escola até a década de noventa, com a posterior convergência entre essas políticas para atender ao mercado; (3) a materialização discursiva da convergência entre educação e tecnologia educacional e as contradições de um texto que enuncia a democracia mas realiza o mercado.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
INTRODUÇÃO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CONCLUSÃO PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXO PDF