Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: INFÂNCIA E INFÂNCIAS: NARRATIVAS DE ABANDONO NA FICÇÃO E NA VIDA
Autor: CARLA E SZAJDENFISZ JARLICHT
Colaborador(es): SONIA KRAMER - Orientador
Catalogação: 28/SET/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18368&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18368&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18368
Resumo:
Esta dissertação compreende três eixos: infância, abandono e literatura infantil e juvenil. Traz como objetivos analisar como a infância abandonada é apresentada na literatura infantil e juvenil contemporânea brasileira e qual o impacto causado por essa literatura nas crianças que se encontram em situação de desamparo. Tomo o percurso histórico-sociológico sobre a construção do conceito de infância realizado pelo historiador Philippe Ariès e as pesquisas das historiadoras Mary Del Priore e Maria Luíza Marcílio que contemplam a infância brasileira e a questão do abandono. Proponho um corte transversal nessa leitura trazendo a contribuição filosófica de Walter Benjamin sobre a infância. No que tange à literatura, foram escolhidas quatro obras que se sensibilizam com a questão em debate: O Praça XV, de Paula Saldanha (1981), Cena de rua, de Ângela Lago (1994), O menino que não se chamava João e a menina que não se chamava Maria - um conto de fadas brasileiro, de Georgina Martins (1999) e Uólace e João Victor, de Rosa Amanda Strausz (1999). A pesquisa de campo foi realizada junto às crianças e adolescentes, freqüentadores do projeto Ao Encontro dos Meninos e Meninas em Situação de Rua na Fundação São Martinho, entidade civil de caráter filantrópico, situada na Lapa, Rio de Janeiro. Como proposta metodológica, foram desenvolvidas oito rodas de leitura, com duração média de 50 minutos, ao longo de quatro meses. Foi observado que a literatura despertou a reflexão e a fala desses meninos e meninas. Mudança, sonhos, medo da morte, abandono foram temas levantados e discutidos pelos participantes. A educação, a escola e a família surgem nas falas como soluções de uma vida diferente. Nos fragmentos de história trazidos por esses leitores contemplamos sentimentos e pensamentos que a história oficial não conta. Ao mesmo tempo, esses fragmentos remontam uma história que é coletiva.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF