Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: PROPOSTAS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA: ESTUDO DO PROJETO AMIGOS DO MEIO AMBIENTE NA ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO
Autor: ANA ROSA LAGO CECÍLIO
Colaborador(es): RAFAEL SOARES GONÇALVES - Orientador
Catalogação: 05/MAI/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17415&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17415&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17415
Resumo:
O estudo pretende identificar a aplicabilidade do Projeto Amigos do Meio Ambiente na educação ambiental crítica dos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Presidente Castelo Branco na cidade de Manaus. O que contribuirá como referência científica às escolas de ensino médio na cidade de Manaus em relação à Educação Ambiental Crítica, já que atualmente tem se evidenciado tantos problemas em relação ao meio ambiente. Para o alcance desse objetivo, procedeu-se a análise de fontes primárias e secundárias a fim de alcançar (i) identificar as ações desenvolvidas pelo projeto AMA junto aos alunos da Escola Estadual Presidente Castelo Branco; (ii) verificar a influência do projeto AMA na postura crítica dos alunos em relação à discussão e participação no lidar com o meio ambiente. O delineamento da pesquisa é do tipo estudo de caso com análise descritiva – explicativa, e de natureza qualitativa. Os resultados evidenciam que existe uma intenção sobre a prática da Educação Ambiental Crítica, mas que requer um aprofundamento que deve começar pelos conteúdos ministrados em sala de aula, de forma a estimular a compreensão sobre a importância de participação da sociedade com conhecimento e poder de questionamento sobre os problemas ambientais. Tornando o Projeto AMA relevante para servir de referência às escolas públicas na cidade de Manaus.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, APÊNDICE E ANEXOS PDF