Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: AS IMAGENS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE SALA DE AULA POR UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL
Autor: GISELE GAMA DA SILVA
Colaborador(es): BARBARA JANE WILCOX HEMAIS - Orientador
Catalogação: 16/MAR/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17092&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17092&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17092
Resumo:
O texto multimodal é uma realidade no mundo atual, desde a mídia de grande circulação à Internet. O uso de múltiplas modalidades em sala de aula é freqüente, através de recursos como filmes, músicas, e imagens, entre muitos outros. O objetivo deste trabalho é observar o uso de textos multimodais na sala de aula de língua inglesa, assim como na escolha do professor no uso deste ou aquele texto multimodal, de modo que possamos ter uma visão, mesmo que parcial, do papel do texto multimodal no ensino de inglês nesse ambiente, em termos de (1) a visão do professor sobre os objetos de ensino e (2) o texto multimodal em relação aos outros recursos pedagógicos. O trabalho tem duas dimensões que se complementam: a visão teórica sobre a imagem e a visão que tange a pedagogia para o ensino de língua, por uma abordagem multimodal. A perspectiva teórica multimodal do estudo se baseou na teoria da gramática do design visual proposta por Kress e van Leeuwen (1996 e 2001) e em estudos de comunicação visual (Santaella, 2004; Sturken & Cartwright, 2001). A perspectiva multimodal no ensino é pautada pelos trabalhos de Oliveira (2003), Unsworth (2001) e Royce (2002). O estudo discute: (1) o uso das imagens no material didático e a visão das professoras desse uso, e (2) a proposta de levar aprendizes e docentes a se capacitarem a ler textos multimodais, de modo a adquirir a competência comunicativa multimodal.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTA DE FIGURAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF