Título: | AS IMAGENS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE SALA DE AULA POR UMA PERSPECTIVA MULTIMODAL | |||||||
Autor: |
GISELE GAMA DA SILVA |
|||||||
Colaborador(es): |
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 16/MAR/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17092&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17092&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17092 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O texto multimodal é uma realidade no mundo atual, desde a mídia de
grande circulação à Internet. O uso de múltiplas modalidades em sala de aula é
freqüente, através de recursos como filmes, músicas, e imagens, entre muitos
outros. O objetivo deste trabalho é observar o uso de textos multimodais na sala
de aula de língua inglesa, assim como na escolha do professor no uso deste ou
aquele texto multimodal, de modo que possamos ter uma visão, mesmo que
parcial, do papel do texto multimodal no ensino de inglês nesse ambiente, em
termos de (1) a visão do professor sobre os objetos de ensino e (2) o texto
multimodal em relação aos outros recursos pedagógicos. O trabalho tem duas
dimensões que se complementam: a visão teórica sobre a imagem e a visão que
tange a pedagogia para o ensino de língua, por uma abordagem multimodal. A
perspectiva teórica multimodal do estudo se baseou na teoria da gramática do
design visual proposta por Kress e van Leeuwen (1996 e 2001) e em estudos de
comunicação visual (Santaella, 2004; Sturken & Cartwright, 2001). A perspectiva
multimodal no ensino é pautada pelos trabalhos de Oliveira (2003), Unsworth
(2001) e Royce (2002). O estudo discute: (1) o uso das imagens no material
didático e a visão das professoras desse uso, e (2) a proposta de levar aprendizes e
docentes a se capacitarem a ler textos multimodais, de modo a adquirir a
competência comunicativa multimodal.
|
||||||||