Título: | AS NORMAS CONSTITUCIONAIS DE VINCULAÇÕES DE RECURSOS COMO GARANTIA PARA A EFETIVIDADE DO DIREITO À EDUCAÇÃO | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
PAULO ABRAO PIRES JUNIOR |
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Colaborador(es): |
RICARDO LOBO TORRES - Orientador |
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Catalogação: | 01/MAR/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17017&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=17017&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.17017 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Esta tese versa sobre o direito à educação e o seu financiamento público.
Mais especificamente as normas constitucionais de vinculações de recursos para a
educação. O estudo explicita a estrutura e o modo de funcionamento das
vinculações de recursos para a educação, previstas na Constituição da República
de 1988 e problematiza seus resultados e críticas. Em seguida faz uma análise
sobre papel que a educação exerce para o cumprimento das promessas da
modernidade a partir da teoria do reconhecimento para verificar as razões
justificadoras da inserção de um mecanismo de proteção jurídica prioritária para o
direito à educação. Por último, defende as normas constitucionais de vinculações
de recursos para a educação como uma garantia para efetividade do direito à
educação e explora quais as interfaces que esta leitura acarreta aos sistemas dos
direitos sociais, da separação de poderes e da federação.
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