Título: | A RETÓRICA DA NEUTRALIDADE EM REPORTAGENS DO JORNALISMO DE NEGÓCIOS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
DANIELLE ZUMA CAPELLANI |
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Colaborador(es): |
MARIA DO CARMO LEITE DE OLIVEIRA - Orientador SONIA BITTENCOURT SILVEIRA - Coorientador |
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Catalogação: | 03/FEV/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16830&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16830&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16830 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A presente tese propõe uma discussão sobre a postura neutralística
(Heritage; Greatbatch, 1991) adotada nas reportagens de capa da Revista Exame,
da editora Abril, publicadas no ano de 2005. As reportagens são analisadas a
partir das estratégias argumentativas (Vieira, 2003; Schiffrin, 1987; Gryner, 2000)
de expressão de pontos de vista e de sustentação, por meio das quais a revista se
posiciona e posiciona as organizações e os empresários (Harré; Langenhove,
1991; 1999) no mundo dos negócios. A partir da análise destas estratégias, foram
verificadas as principais storylines de sucesso defendidas pela publicação, como
princípios para as empresas crescerem com lucro. Os resultados apontam para o
uso de estratégias de sustentação de argumentos com base em fatos; exemplos de
outras empresas; dados estatísticos obtidos através de pesquisas e de discurso
reportado (Tannen, 1989) de estórias de vida de empresários e especialistas, o que
confere ao discurso jornalístico aparência de representar objetivamente a realidade
(Shi-Xu, 2000). No entanto, estas estratégias lingüístico-discursivas expressam
pontos de vista e aproximam o gênero reportagem do press release, isto é, de um
texto que informa e promove as organizações, seus gestores e servem como
cartilhas que orientam o comportamento profissional no mundo capitalista (Gee
et. al., 1996).
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