Título: | TÉCNICA, TERRITÓRIO E ENSINO A DISTÂNCIA: ARTICULAÇÕES HISTÓRICO-TEÓRICAS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
SAULO DE SOUZA LADEIRA |
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Colaborador(es): |
IVALDO GONCALVES DE LIMA - Orientador REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES - Coorientador |
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Catalogação: | 12/JAN/2011 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16729&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16729&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16729 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O objetivo principal deste trabalho dissertativo é tentar provar que a
implantação de cursos superiores na modalidade de ensino à distância tem a
capacidade de promover a existência de novos territórios e, conseqüentemente,
territorialidades. Para tal, foi feito um resgate histórico, com ênfase no século XX,
no intuito de verificarmos o quanto a difusão do meio técnico-científico
informacional contribuiu para que o ensino à distância proliferasse no Brasil, e
mais precisamente, a partir de três instituições de ensino superior que oferecem tal
modalidade, de modo a gerar novos territórios. Assim, tento demonstrar que a
técnica possui relevante papel na efetivação dos mesmos. O conceito de
territorialidade utilizado no embasamento teórico foi a definição de Robert Sack,
que as considera como sendo estratégias de controle e influência sobre pessoas e
objetos através do controle de um território, conjugada com a definição ofertada
por Rogério Haesbaert como as formas e as relações políticas, culturais, sociais e
econômicas produzidas e reproduzidas por um grupo ou grupos sociais no
território. Isso possibilitou concluir que: sendo a oferta deste tipo de serviço o
resultado de um conjunto de políticas públicas e privadas, é possível que
diferentes estratégias sejam traçadas a partir do ensino superior à distância por
cada uma das instâncias já citadas com igualmente diferentes objetivos, gerando
novas relações de poder e, como conseqüência, novos territórios.
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