Título: | APLICABILIDADE DE CINZAS DE RESÍDUO SÓLIDO URBANO PARA BASE DE PAVIMENTOS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
GINO OMAR CALDERON VIZCARRA |
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Colaborador(es): |
MICHELE DAL TOE CASAGRANDE - Orientador LAURA MARIA GORETTI DA MOTTA - Coorientador |
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Catalogação: | 28/SET/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16327&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16327&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16327 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Este estudo apresenta a caracterização de cinzas obtidas da incineração
de Resíduo Sólido Urbano (RSU) em usina geradora de energia elétrica, tendo
como objetivo avaliar sua aplicabilidade em camadas de base de pavimentos
rodoviários, através da mistura destas cinzas a um solo argiloso não.laterítico
regional. Foram realizados ensaios de caracterização química, física e mecânica,
para o solo puro e para o mesmo com a adição de diferentes teores de cinzas
(20 e 40%), bem como o dimensionamento mecanístico.empírico para uma
estrutura típica de pavimento. As misturas com inserção de cinzas apresentaram
um comportamento mecânico compatível com as exigências de um pavimento
de baixo volume de tráfego. A cinza volante diminuiu a expansibilidade do
material, apresentando um aumento substancial no valor de CBR. Os resultados
obtidos demonstram que o módulo resiliente do solo em estudo é dependente da
tensão desviadora e que a inserção de cinza volante e cura prévia da mistura
dobram o valor do módulo resiliente, o que resulta em diminuição da espessura
da camada de base em comparação ao solo puro, para um mesmo nível de
carregamento e mesmos critérios de dimensionamento. Os resultados obtidos
foram satisfatórios, sendo dependentes do teor e do tipo de cinza utilizado,
ressaltando o emprego positivo da cinza volante de RSU para aplicação em
camadas de base de pavimentos rodoviários, minimizando problemas atuais de
disposição de resíduos em lixões e aterros sanitários, dando um fim mais nobre
a este material. Ressalta.se que estudos sobre a utilização deste tipo de
resíduos em pavimentação são raros no país e esta pesquisa agrega um
conhecimento exploratório do potencial de sua aplicabilidade.
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