Título: | COMEÇANDO PELO JOGO: COMPREENSÃO E LINGUAGEM EM GADAMER | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
FLAVIA DIAS DE OLIVEIRA FERRARI |
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Colaborador(es): |
PAULO CESAR DUQUE ESTRADA - Orientador |
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Catalogação: | 03/AGO/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16085&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16085&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16085 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O presente trabalho consiste em um estudo em torno de Verdade e Método,
principal obra do filósofo alemão Hans-Georg Gadamer. Ao tomar o fenômeno
da compreensão (Verstehen) como objeto de sua reflexão, Gadamer nos esclarece
de antemão que a hermenêutica que ele pretende desenvolver constitui uma
tentativa de entender a verdade que é própria das ciências humanas, para além de
sua autoconsciência metodológica, bem como o que liga tais ciências ao conjunto
de nossa experiência de mundo. Um dos temas centrais desenvolvidos nesta obra,
e que se encontra diretamente articulado com a questão da compreensão, é o
conceito de jogo (Spiel), entendido como um acontecimento que se dá para além
das subjetividades que nele se encontram envolvidas. Para Gadamer o alcance
universal e a dimensão ontológica do jogo não devem ser ignorados. Portanto,
tentaremos mostrar neste estudo, que jogar e compreender são elementos
intercambiáveis em seu pensamento, na medida em que pensar o entrelaçamento
jogo-compreensão é realizar que a estrutura da compreensão exige um certo
entregar-se à situação em que a subjetividade não é tida mais como instância
determinadora em relação ao momento da compreensão.
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