Título: | O COMPROMETIMENTO DO INDIVÍDUO NO CONTEXTO DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DAS PRINCIPAIS BARREIRAS E FACILITADORES | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
JULIANA CARVALHO MUNIZ |
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Colaborador(es): |
SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO - Orientador |
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Catalogação: | 11/JUN/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15763&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15763&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15763 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O Comprometimento do Indivíduo em Contexto de Mudança: Um Estudo
das Principais Barreiras e Facilitadores tem como principal objetivo identificar, na
percepção do funcionário, barreiras e facilitadores do comprometimento com a
mudança organizacional em uma empresa pública brasileira. Assim, com base na
revisão de literatura sobre os temas mudança organizacional, comprometimento
organizacional e comprometimento com a mudança, oito suposições foram
formuladas para serem verificadas em campo. As suposições, relacionadas ao
comprometimento com a mudança, trataram dos seguintes temas: significado da
mudança, resistência à mudança, o papel dos gerentes, o papel da comunicação,
identidade, imagem, contrato psicológico, e por fim, comportamento. A pesquisa,
de caráter qualitativo e dedutivo, foi realizada com quinze funcionários da
empresa em estudo para tornar as suposições mais robustas por meio de
entrevistas semi-estruturadas. Conclui-se que, das oito suposições sugeridas pela
literatura, duas, referentes à resistência e ao contrato psicológico, não são válidas
para o estudo de caso. Dentre as principais barreiras ao comprometimento com a
mudança estão: a influência política na organização; a burocracia e a hierarquia; o
cinismo e a disseminação da descrença; o comodismo; falhas na gestão de pessoas
e na comunicação. Dentre os principais facilitadores estão: o significado da
mudança disseminado de forma positiva; o papel dos gerentes; a comunicação
que, para alguns funcionários, tem sido feita de forma clara; a identificação de
muitos funcionários com a organização X; a imagem positiva da organização; o
contrato psicológico de longo prazo e de confiança; e o comportamento
discricionário de muitos funcionários.
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