Título: | O PÚBLICO, O PRIVADO E O ENSINO FLUMINENSE (1954-1970): O CASO DO CENTRO EDUCACIONAL DE NITERÓI | |||||||
Autor: |
PABLO SILVA MACHADO B DOS SANTOS |
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Colaborador(es): |
ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA - Orientador |
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Catalogação: | 26/ABR/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15512&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15512&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15512 | |||||||
Resumo: | ||||||||
No presente estudo procuro analisar as políticas do MEC em relação ao
desenvolvimento do ensino médio privado fluminense. Para tanto, tomo como
objeto de estudo privilegiado, o Centro Educacional de Niterói (CEN), instituição
educacional reputada como de excelência nas décadas de 1960 a 1980. A
periodização adotada cobre os anos de 1954-1970, pois refere-se à criação da
FUBRAE (instituição mantenedora do CEN) e ao fim de um convênio de
cooperação técnica celebrado entre o CEN e o MEC no período de 1960-1970.
No que concerne ao referencial teórico-metodológico adotado, cabe indicar que
este é um estudo situado na perspectiva da História Cultural, especificamente
ligado ao campo de estudos da História das Idéias e Instituições Educacionais. As
fontes documentais utilizadas constam de: documentos institucionais do CEN,
documentos de órgãos oficiais sobre o CEN e depoimentos de atores institucionais
do CEN. Ao fim deste estudo, foi possível compreender que, no âmbito das
políticas do MEC para o período mencionado, havia espaço para o
desenvolvimento de iniciativas pedagógicas experimentais de larga monta
gestadas fora da esfera pública, financiadas, porém (ao menos em grande parte)
com recursos públicos. Neste sentido, boa parte da reputação de excelência do
CEN à esta época deve-se a tal subsídio financeiro e de cooperação técnica.
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