Título: | EMBARALHANDO AS PERNAS: DIFERENTES VISÕES DA BICICLETA COMO FORMA DE MOBILIDADE URBANA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
GUSTAVO DO NASCIMENTO LOPES |
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Colaborador(es): |
ALVARO HENRIQUE DE SOUZA FERREIRA - Orientador |
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Catalogação: | 26/MAR/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15443&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15443&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15443 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O desenvolvimento do capitalismo toma de assalto a cidade, promovendo
a implosão/explosão do urbano (Lefebvre 1999). O automóvel, objeto técnico
fundamental nesse projeto de transformação do urbano, ao mesmo tempo em que
se desenvolve, cria a sua própria dependência. Estamos convencidos, com auxilio
da bibliografia analisada nesta dissertação, mas com destaque para Lefebvre, que
tal processo não pode ser analisado sem se levar em conta a produção e
reprodução do espaço, nem sem a correlata transformação da vida cotidiana.
Diante da atual crise ambiental e/ou urbana, emergem defensores da bicicleta
como alternativa à (i)mobilidade urbana centrada no automóvel. Mesmo o Estado,
historicamente o ator social que comandou a adaptação das cidades ao automóvel,
com conseqüências sociais ainda mais graves em sociedades periféricas como a
nossa, promove, mesmo que timidamente, o seu uso. Analisamos, então, como
foram desenvolvidas as políticas de incentivo ao modal cicloviário na metrópole
do Rio de Janeiro (1990-2009). Também levantamos discursos, propostas e
fundamentalmente práticas de movimentos sociais acerca do tema, com destaque
para a bicicletada carioca. Ao final comparamos estas representações e as
colocamos em sua tensão dialética. Acreditamos desta forma poder, mesmo que
timidamente, contribuir com o debate acerca do direito à cidade.
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