Título: | MACUNAÍMA [DE DAIBERT]: MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES DE UM [ANTI-] HERÓI SEM CARÁTER | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
MARCELO GONCALVES RIBEIRO |
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Colaborador(es): |
DENISE BERRUEZO PORTINARI - Orientador |
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Catalogação: | 09/MAR/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15371&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15371&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15371 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Arlindo Daibert (1952-1993) foi um dos artistas plásticos dedicado a
desenvolver o projeto de ilustrar o texto Macunaíma: o herói sem nenhum
caráter de Mário de Andrade. Contudo, considerando a antiga rivalidade entre
o discurso verbal e o pictórico como meios que visavam se aproximar da
essência da verdade, Daibert afastou-se do termo ilustração denominando seu
projeto uma tradução. A partir da reflexão de Arlindo Daibert, o presente
trabalho estuda as imagens produzidas pelo artista para Macunaíma e suas
estratégias representacionais, visando características que possam ser
consideradas como uma forma de integração entre palavra e imagem e reversão
da dicotomia sustentada pela matriz platônica. Pois, dessa maneira, o artista
executou uma experiência da tradução de modo amplo, tendo em vista o termo
no domínio da arte visual (ilustração). Assim, transitando entre os limites
tênues da palavra e da imagem, a proposta desta tese visa contribuir para a
valorização da ilustração como espaço de discussão teórica também no campo
do design.
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