Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: MACUNAÍMA [DE DAIBERT]: MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES DE UM [ANTI-] HERÓI SEM CARÁTER
Autor: MARCELO GONCALVES RIBEIRO
Colaborador(es): DENISE BERRUEZO PORTINARI - Orientador
Catalogação: 09/MAR/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15371&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15371&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15371
Resumo:
Arlindo Daibert (1952-1993) foi um dos artistas plásticos dedicado a desenvolver o projeto de ilustrar o texto Macunaíma: o herói sem nenhum caráter de Mário de Andrade. Contudo, considerando a antiga rivalidade entre o discurso verbal e o pictórico como meios que visavam se aproximar da essência da verdade, Daibert afastou-se do termo ilustração denominando seu projeto uma tradução. A partir da reflexão de Arlindo Daibert, o presente trabalho estuda as imagens produzidas pelo artista para Macunaíma e suas estratégias representacionais, visando características que possam ser consideradas como uma forma de integração entre palavra e imagem e reversão da dicotomia sustentada pela matriz platônica. Pois, dessa maneira, o artista executou uma experiência da tradução de modo amplo, tendo em vista o termo no domínio da arte visual (ilustração). Assim, transitando entre os limites tênues da palavra e da imagem, a proposta desta tese visa contribuir para a valorização da ilustração como espaço de discussão teórica também no campo do design.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF