Título: | ACONTECIMENTO: ESPAÇO-TEMPO A PARTIR DE MUSIQUE D’AMEUBLEMENT E DE MIRRORED CUBES | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
ANA MARCELA FRANCA DE OLIVEIRA |
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Colaborador(es): |
CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO - Orientador |
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Catalogação: | 02/MAR/2010 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15311&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15311&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15311 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||
O desdobramento da obra de arte no espaço-tempo da vida pode ser vista em
muitos trabalhos das vanguardas moderna e contemporânea. A realização desses
trabalhos se faz na simultaneidade dos eventos do mundo, sendo o acaso e a
indeterminação elementos essenciais no acontecer da obra. Assim, a obra de arte é
aberta ao campo de possibilidades próprio à aleatoriedade da realidade tangível,
sendo a sua forma um processo em constante modificação. As significações, então, se
instauram na multiplicidade dos eventos, em que a pretensão de se ter uma forma
encerrada se dissolve no constante devir. E isso faz dessas obras um acontecimento,
devido a sua realização na superfície da espacialidade-temporal. A partir da Musique
d’ameublement de Erik Satie, de cerca de 1917-1920, e de Untitled (mirrored cubes)
de Robert Morris, de 1965, buscaremos compreender a noção de acontecimento
instaurada por esses dois trabalhos, assim como será discutida essa mesma noção
deflagrada em outros artistas que de alguma forma se relacionam com os dois citados,
como, por exemplo, em John Cage. E sendo a música de Satie feita para ser tocada
em ambientes pertencentes ao cotidiano, entre conversas e ações corriqueiras, e os
cubos espelhados de Morris acontecerem durante a experiência do observador,
enquanto circundando, a arte se realiza, então, como um acontecimento, em que seus
desdobramentos, agora, ficam por conta do acaso.
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