Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: OS CINEMATOGRAPHOS DE JOÃO DO RIO: A CRÔNICA-REPORTAGEM E A CINEMATOGRAFIA DAS LETRAS
Autor: ALINE DA SILVA NOVAES
Colaborador(es): RENATO CORDEIRO GOMES - Orientador
Catalogação: 09/FEV/2010 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15147&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=15147&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15147
Resumo:
Esta dissertação volta-se para o estudo da coluna Cinematographo, publicada semanalmente de 11 de agosto de 1907 a 19 de dezembro de 1910 na Gazeta de Notícias, e do livro homônimo (1909), produções de Paulo Barreto. Tendo em vista que o livro não é simplesmente a reunião de textos publicados na coluna, como parece ser em um primeiro momento, a pesquisa deseja refletir sobre a não inserção de tais colunas no livro homônimo. Uma tentativa de compreensão e, sobretudo, averiguação da questão do suporte que se torna marca da diferença do que o escritor acredita ser jornal e do que pretende seja arte. Neste sentido, revela-se uma concepção de livro que transcende a matéria meramente jornalística e a cultura de massa, pois, com a mudança de suporte, as crônicas escolhidas se afastam da efemeridade dos jornais e se tornam arte. Acredita-se que, desta forma, além de analisar as representações da capital federal na coluna durante uma época de grandes transformações, será possível estudar a organização do volume Cinematographo e suas relações com as crônicas publicadas no jornal, para também verificar que a mudança de suporte material – do jornal para o livro – altera os seus significados. Trata-se, assim, de compreender uma cinematografia das letras.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF