Título: | A FORMA COMO FUNDAMENTO NO DESIGN: PERMANÊNCIAS E ALTERAÇÕES | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
LUCIANA MONTENEGRO DA SILVA PEREIRA |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Colaborador(es): |
DENISE BERRUEZO PORTINARI - Orientador JOAO DE SOUZA LEITE - Coorientador |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Catalogação: | 04/DEZ/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14695&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14695&idi=2 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14695 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Este trabalho resulta de um estranhamento frente aos discursos de
denegação da forma no design, originários do próprio campo e da observação da
recorrência de dois fatores em seu percurso constitutivo (considerando a
cronologia clássica ocidental): as discussões em torno da forma e ela própria. O
objetivo é identificar uma possível rede de conceitos e fatores que orientam
atualmente a forma no design e estabelecer reflexão crítica fortalecendo uma via
de reflexão para o entendimento do campo, por meio do que é mais concreto e
resistente no design: a forma - entendida neste trabalho como aparência visual,
aspecto exterior de uma materialidade artificial (construída pelo homem) como
resultado de um processo (de configuração) que considera inúmeros aspectos
(objetivos e subjetivos). Para isso são examinadas argumentações, enunciados de
agentes críticos e de agentes configuradores do meio material (arquitetura, artes,
ênfase no design) que sustentaram, validaram ou difamaram a produção formal no
design. A linearidade temporal auxilia a organização da narrativa e conduz a
exposição dos enunciados, mas não de maneira impositiva ou rígida, já que eles
podem ser deslocados de seu tempo, aproximados a outros por modos de pensar
a forma e são examinados em relação à tradição teórica (hipóteses, conceitos e
premissas), considerando ainda os contextos culturais, sociais e ambientais diante
do qual encontram sua legitimidade (ou não). Críticas, análises e argumentações
de teóricos (independente da localização temporal), sobre o conteúdo dos
enunciados tratados aqui, também constituem o trabalho e subsidiam a reflexão
em torno do tratamento dado à forma.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|