Título: | AS VOZES DE EX-CRIANÇAS SOLDADO: REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE O PROGRAMA DE DESARMAMENTO, DESMOBILIZAÇÃO E REINTEGRAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
JANA TABAK |
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Colaborador(es): |
NIZAR MESSARI - Orientador |
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Catalogação: | 30/OUT/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14536&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14536&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14536 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tendo como referenciais teóricos o instrumental do campo de resolução de
conflito e a discussão feita por Michel Foucault em Vigiar e Punir, esta
dissertação tem por objetivo verificar a relação entre o programa de
Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) desenvolvido pela ONU e
a percepção das ex-crianças soldado acerca do processo de transição à vida civil
no pós-conflito armado. Estima-se que, atualmente, há cerca de 300 mil crianças
soldado em todo o mundo. Diante deste cenário, um dos principais desafios é
reverter os efeitos da participação em conflitos armados e, conseqüentemente,
restabelecer o futuro destes jovens. O programa de DDR direcionado às crianças
soldado aparece como a principal ferramenta para lidar com as necessidades
destes jovens e garantir o retorno deles à vida civil no pós-conflito armado.
Assegurar o rompimento destes meninos e meninas com a vida militar é um dos
passos fundamentais do processo de peace-building, uma vez que estamos lidando
com um grupo que funciona como um motor indispensável das novas guerras.
Argumenta-se que o programa de DDR é uma ferramenta em potencial, i.e.,
apresenta recursos capazes de contribuir para transição bem-sucedida de exmeninos
e meninas soldado à vida civil. No entanto, a adoção de um padrão de
infância pelas Nações Unidas, que não é necessariamente adequado às distintas
sociedades, minimiza as chances de sucesso do programa de DDR na prática.
Através da análise de 86 depoimentos de ex-crianças soldado, busca-se identificar
se há ou não correspondência entre os desejos, medos e frustrações expressos
nestes relatos e a prática do DDR.
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