Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: A RELEVÂNCIA DA COLABORAÇÃO ENTRE EMPRESA E SUAS CONTRATADAS PARA O DESEMPENHO OPERACIONAL: UM ESTUDO DE CASO
Autor: JULIO CESAR PEREIRA DE OLIVEIRA
Colaborador(es): LEONARDO JUNQUEIRA LUSTOSA - Orientador
Catalogação: 06/OUT/2009 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14321&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14321&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14321
Resumo:
A terceirização na manufatura e em serviços tem proporcionado às empresas vantagens estratégicas como menor custo devido a economias de escala (no fornecedor), maior competência técnica, rápida aquisição de novas competências, menor necessidade de investimento, maior foco em produtos e mercados entre outras. Nesse cenário, ganha importância o relacionamento colaborativo em que as empresas mudam a ênfase do benefício imediato em transações isoladas para estratégias que objetivam transações repetitivas com parceiras preferenciais em busca de eficiência e eficácia no longo prazo. Através de um estudo de caso, a presente pesquisa busca averiguar, na relação de uma empresa com algumas de suas importantes parceiras, até que ponto a eficiência das operações está associada aos elementos-chave da colaboração encontrados na literatura. A pesquisa foi realizada numa companhia telefônica durante um período de três meses, no qual, um questionário estruturado foi aplicado ao pessoal de gerência e supervisão. Os dados da pesquisa foram confrontados com indicadores de desempenho compilados periodicamente pela companhia para medir e monitorar a atuação das terceiras. Os resultados sugerem que há, de fato, uma correlação positiva entre os níveis dos fatores relacionados a práticas colaborativas mais significativas e o bom desempenho operacional da parceria.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF