Título: | A RELEVÂNCIA DA COLABORAÇÃO ENTRE EMPRESA E SUAS CONTRATADAS PARA O DESEMPENHO OPERACIONAL: UM ESTUDO DE CASO | |||||||
Autor: |
JULIO CESAR PEREIRA DE OLIVEIRA |
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Colaborador(es): |
LEONARDO JUNQUEIRA LUSTOSA - Orientador |
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Catalogação: | 06/OUT/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14321&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=14321&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14321 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A terceirização na manufatura e em serviços tem proporcionado às empresas
vantagens estratégicas como menor custo devido a economias de escala (no
fornecedor), maior competência técnica, rápida aquisição de novas competências,
menor necessidade de investimento, maior foco em produtos e mercados entre
outras. Nesse cenário, ganha importância o relacionamento colaborativo em que
as empresas mudam a ênfase do benefício imediato em transações isoladas para
estratégias que objetivam transações repetitivas com parceiras preferenciais em
busca de eficiência e eficácia no longo prazo. Através de um estudo de caso, a
presente pesquisa busca averiguar, na relação de uma empresa com algumas de
suas importantes parceiras, até que ponto a eficiência das operações está associada
aos elementos-chave da colaboração encontrados na literatura. A pesquisa foi
realizada numa companhia telefônica durante um período de três meses, no qual,
um questionário estruturado foi aplicado ao pessoal de gerência e supervisão. Os
dados da pesquisa foram confrontados com indicadores de desempenho
compilados periodicamente pela companhia para medir e monitorar a atuação das
terceiras. Os resultados sugerem que há, de fato, uma correlação positiva entre os
níveis dos fatores relacionados a práticas colaborativas mais significativas e o
bom desempenho operacional da parceria.
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