Título: | O RESUMO COMO PARÂMETRO DE AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO LEITORA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
SANDRA REGINA CORACINI |
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Colaborador(es): |
VIOLETA DE SAN TIAGO DANTAS BARBOSA QUENTAL - Orientador ERICA DOS SANTOS RODRIGUES - Coorientador |
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Catalogação: | 04/AGO/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13951&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13951&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13951 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Apresenta-se um estudo exploratório conduzido com 14 alunos universitários
em que se buscou avaliar em que medida resumos podem ser tomados como
parâmetros da compreensão leitora. Para Kintsch (2002), o leitor bem sucedido é
aquele que integra informações retiradas do texto com seu conhecimento de mundo.
A questão é como investigar o nível de compreensão textual, visto que não se tem
acesso direto às representações e operações mentais envolvidas nesse processo.
Partindo da hipótese de que o resumo pode exemplificar a representação semântica
global do texto (VAN DIJK, 2004), investigamos as operações de sumarização
privilegiadas pelos sujeitos na produção de resumos de texto pertencente ao gênero
artigo de opinião. A pesquisa também teve por objetivo contribuir para avaliação de
técnicas de sumarização automática de textos. Procedeu-se à análise de resumos
resultantes do destacamento das idéias principais do texto fonte e de resumos
elaborados de modo livre. Esses textos foram comparados a resumo produzido pelo
sumarizador automático GistSumm (PARDO, 2002). Sob o ponto de vista das pistas
sintáticas para escolha da manutenção e apagamento das orações nos resumos
sublinhados, não houve uniformidade de escolhas entre os sujeitos; as principais
divergências ocorreram nos casos de orações pertencentes a períodos complexos, com
grande número de encaixamentos. Uma análise qualitativa quanto às proposições,
conectivos e referentes, nos resumos livres, possibilitou avaliar o grau de
compreensão do texto fonte pelos sujeitos da pesquisa. Acreditamos que os resultados
podem ser interpretados como indicativos de que o resumo consiste num recurso
importante para avaliação da compreensão leitora.
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