Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: DESABAFO: ANÁLISE DA INTERAÇÃO EM FÓRUNS DE EAD
Autor: ELIZABETH VARGES DE SOUZA
Colaborador(es): VIOLETA DE SAN TIAGO DANTAS BARBOSA QUENTAL - Orientador
Catalogação: 31/JUL/2009 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13946&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13946&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13946
Resumo:
Em linhas gerais, e sob um ponto de vista mais amplo, esta pesquisa, que se baseia nos pressupostos teóricos da sociolingüística interacional e da abordagem desenvolvida por Kneser, Pilkington, e Treasure-Jones das análises das estruturas de troca, visa contribuir para uma maior compreensão das dificuldades de se estabelecer um bom relacionamento entre alunos e professores em ambientes de ensino/aprendizagem mediados por computador, assim como investigar o quanto este problema pode estar relacionado ao modus operandi do professor. Para tal procurouse investigar as ações da tutora - a forma como ela lidava com as expectativas e críticas dos alunos em relação à sua atuação, a maneira como reagiu aos atos de ameaça à sua face e, finalmente, até que ponto os princípios que regem a ação docente na EaD afetaram sua performance e, consequentemente, sua relação com os alunos. Um outro ponto que nos chama a atenção é que, aparentemente, os alunos parecem ter maior facilidade em se fazer uso da impolidez e ameaçar a face do professor em ambientes mediados pelo computador, já que, em uma situação em que não há o componente presencial, tanto a impolidez quanto os atos de ameaça à face parecem menos comprometedores. Portanto, esta pesquisa objetivou, através das análises das interações, contribuir para uma docência mais reflexiva, principalmente no que concerne aos papéis que espera-se que os professores desempenhem nos ambientes de ensino-aprendizagem on-line.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF