Título: | NOS CAMINHOS DA FOLIA: UM PERCURSO DE (RE)CONHECIMENTO NA ESCOLA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
DANIELA VERGUEIRO RODRIGUES |
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Colaborador(es): |
MARIA INES GARCIA DE FREITAS BITTENCOURT - Orientador |
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Catalogação: | 08/JUN/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13744&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13744&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13744 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Dentro de instituições escolares, algumas práticas reproduzem situações de
exclusão e violência, marcando não só o percurso escolar como também a vida de
alunos, enquanto outras permitem a ruptura deste ciclo vicioso. Este trabalho tem como
objetivo discorrer sobre as especificidades do sistema escolar enquanto fator diferencial
na formação dos alunos, identificando práticas que, através do reconhecimento dos
sujeitos e de sua cultura, introduzem possibilidades de transformação. A criação de um
grupo de música, dança e teatro tendo por tema a Folia de Reis dentro de uma escola
pública da Zona Sul do Rio de Janeiro será tema de uma pesquisa de campo, estudandose
um procedimento que, advindo da iniciativa de crianças e jovens até então excluídos
do processo de alfabetização, tem possibilitado a estes alunos ocupar um novo lugar no
sistema instituinte. Assim, enfatizando o potencial criativo, busca-se pensar sobre as
diversas práticas que facilitam a instalação do que será chamado de Ciclo Virtuoso
nas relações sociais destas crianças e jovens, garantindo-lhes a construção de um novo
percurso em suas vidas.
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