Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: AÇÃO AFIRMATIVA NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DA POLÍTICA DE INSERÇÃO DE ALUNOS POBRES E NEGROS NA PUC-RIO
Autor: ANDREIA CLAPP SALVADOR
Colaborador(es): ANGELA MARIA DE RANDOLPHO PAIVA - Orientador
Catalogação: 06/MAR/2009 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13092&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13092&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13092
Resumo:
A presente tese, Ação Afirmativa no Ensino Superior: Estudo da Política de Inserção de Alunos Pobres e Negros na PUC-Rio, busca responder a algumas questões pertinentes ao programa de ação social desenvolvida na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. A PUC-Rio vem implementando uma política de ação afirmativa desde 1994, com o objetivo de favorecer o acesso de camadas populares da sociedade aos cursos de graduação, prioritariamente estudantes oriundos do Pré-Vestibular para Negros e Carentes. Este estudo, tendo como base a pesquisa de campo realizada nos anos de 2006 e 2007, procura compreender, especificamente, dois aspectos: a gênese do programa afirmativo e o impacto desse programa na vida dos alunos beneficiados. Com relação à gênese do programa, buscou identificar alguns dos principais implementadores e gestores do programa de ação afirmativa e, a partir daí, conhecer como se deu a formação desta política e os motivos que os levaram a participar de sua constituição. Com relação à vivência dos ex-alunos bolsistas de ação social, os beneficiários do programa afirmativo, procurou conhecer quais foram os principais impactos vividos por eles durante a vida acadêmica e depois de formados. A pesquisa qualitativa se apresentou como o melhor recurso metodológico para entender a complexidade desses dois momentos. Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista semi-estruturada, que se caracteriza por permitir que o entrevistado fale com liberdade sobre o assunto, sem perder o enfoque na temática proposta, conseguido com roteiros aplicados em todas as entrevistas. Foram utilizadas duas entrevistas: a primeira dirigida aos implementadores e elaboradores da política afirmativa e a outra aos ex-alunos do programa. Como resultado deste trabalho, é possível observar que a política afirmativa atingiu não só os alunos, suas famílias e comunidades, mas também vem contribuindo para a consolidação de um espaço universitário mais diverso, pois, com o nascimento do programa, ocorreu tanto a formação de uma nova composição do alunado como, também, o acesso ao Ensino Superior de alunos provenientes de classes populares, tornado, assim, o campus mais diversificado e mais democrático.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF