Título: | AÇÃO AFIRMATIVA NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DA POLÍTICA DE INSERÇÃO DE ALUNOS POBRES E NEGROS NA PUC-RIO | |||||||
Autor: |
ANDREIA CLAPP SALVADOR |
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Colaborador(es): |
ANGELA MARIA DE RANDOLPHO PAIVA - Orientador |
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Catalogação: | 06/MAR/2009 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13092&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=13092&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13092 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A presente tese, Ação Afirmativa no Ensino Superior: Estudo da Política de
Inserção de Alunos Pobres e Negros na PUC-Rio, busca responder a algumas
questões pertinentes ao programa de ação social desenvolvida na Pontifícia
Universidade Católica do Rio de Janeiro. A PUC-Rio vem implementando uma
política de ação afirmativa desde 1994, com o objetivo de favorecer o acesso de
camadas populares da sociedade aos cursos de graduação, prioritariamente
estudantes oriundos do Pré-Vestibular para Negros e Carentes. Este estudo, tendo
como base a pesquisa de campo realizada nos anos de 2006 e 2007, procura
compreender, especificamente, dois aspectos: a gênese do programa afirmativo e
o impacto desse programa na vida dos alunos beneficiados. Com relação à gênese
do programa, buscou identificar alguns dos principais implementadores e gestores
do programa de ação afirmativa e, a partir daí, conhecer como se deu a formação
desta política e os motivos que os levaram a participar de sua constituição. Com
relação à vivência dos ex-alunos bolsistas de ação social, os beneficiários do
programa afirmativo, procurou conhecer quais foram os principais impactos
vividos por eles durante a vida acadêmica e depois de formados. A pesquisa
qualitativa se apresentou como o melhor recurso metodológico para entender a
complexidade desses dois momentos. Para a coleta de dados, utilizou-se a
entrevista semi-estruturada, que se caracteriza por permitir que o entrevistado fale
com liberdade sobre o assunto, sem perder o enfoque na temática proposta,
conseguido com roteiros aplicados em todas as entrevistas. Foram utilizadas duas
entrevistas: a primeira dirigida aos implementadores e elaboradores da política
afirmativa e a outra aos ex-alunos do programa. Como resultado deste trabalho, é
possível observar que a política afirmativa atingiu não só os alunos, suas famílias
e comunidades, mas também vem contribuindo para a consolidação de um espaço
universitário mais diverso, pois, com o nascimento do programa, ocorreu tanto a
formação de uma nova composição do alunado como, também, o acesso ao
Ensino Superior de alunos provenientes de classes populares, tornado, assim, o
campus mais diversificado e mais democrático.
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