Título: | MEDIDAS DE BILINGUALIDADE: UMA PROPOSTA | |||||||
Autor: |
ANA CLAUDIA PETERS SALGADO |
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Colaborador(es): |
JURGEN WALTER BERND HEYE - Orientador |
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Catalogação: | 29/DEZ/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12728&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12728&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12728 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O presente estudo propõe uma metodologia para medir graus de
bilingualidade. A proposta é tentar quantificar esse
conceito. Considerando que o
comportamento bilíngüe não deve ser descrito como um aspecto
universalista ou
essencialista do indivíduo bilíngüe, os conhecimentos
objetivos de estatística ou
de probabilidade e as metodologias formais de coletas de
dados, por exemplo, não
contemplam os aspectos subjetivos e contextuais de
manifestações bilíngües. A
ortodoxia e inflexibilidade das metodologias disponíveis não
conseguem
apreender a fluidez de um conceito como bilingualidade.
Nossa questão é mostrar
que a lógica fuzzy apresenta-se como uma possível ferramenta
de medida porque
leva em consideração as percepções individuais e as
experiência culturais do
observador/pesquisador quando este tenta definir o que
constitui o fenômeno
observado. A verdade de qualquer afirmação se torna uma
questão de gradação. A
metodologia usada foi: 1) gravação e transcrição de
entrevista com indivíduos
bilíngües; 2) seleção das narrativas de histórias de vida
presentes nas entrevistas;
3) identificação das variáveis relevantes para a análise; 4)
análise das
bilingualidades dos indivíduos usando a Fuzzy Logic Toolbox
do software
MATLAB. As bilingualidades dos indivíduos são analisadas nos
contextos
familiar, social e profissional. Um aspecto importante a ser
considerado é que,
devido à fluidez da bilingualidade, fatores diferentes e
variáveis múltiplas
concorrem para configurar uma análise de manifestações de
bilingüismo. Assim,
conseguimos mostrar matematicamente, através do uso da
lógica fuzzy, o que
conhecemos com base em nossa experiência de vida: um mesmo
indivíduo
apresenta diferentes graus de bilingualidade em diferentes
contextos sociais. Da
mesma forma, comprovamos que em um mesmo contexto social, um
mesmo
indivíduo pode apresentar diferentes graus de
bilingualidade, dependendo do
estágio de vida em que se encontra.
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