Título: | PELAS TELAS DE UM ARAMADO: EDUCAÇÃO INFANTIL, CULTURA E CIDADE | |||||||
Autor: |
ELIANE FAZOLO FREIRE |
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Colaborador(es): |
SONIA KRAMER - Orientador |
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Catalogação: | 21/OUT/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12384&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12384&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12384 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Esta tese tem como objetivo entender de que forma se dá a
relação de
crianças de uma turma de Educação Infantil de uma Escola
Municipal situada no
espaço urbano do centro da cidade do Rio de Janeiro e com
as manifestações e
expressões culturais que perpassam o entorno da escola. A
partir de uma
inspiração etnográfica, a pesquisa se concentrou em uma
turma de crianças de
quatro e cinco anos acompanhada diariamente em suas
atividades escolares. Os
contextos em que vivem as crianças mudaram
significativamente nos últimos anos
à medida em que os fatores sociais e culturais modificaram
as formas de viver e se
relacionar com o mundo. Uma nova noção de experiência
aponta para a idéia de
que os alunos, hoje, não constroem conhecimentos apenas a
partir da
aprendizagem escolar, dos papéis propostos pelas escola,
mas nas suas
experiências outras, escolares ou não. A cidade, se tomada
como campo de
pesquisa e experimentação de novas subjetividades para
crianças e jovens, permite
investigar como esses atores - no caso desta tese as
crianças - interagem e
convivem a partir de outros modelos de inserção social. A
fundamentação teórica
se baseou nos pressupostos da sociologia da infância
buscando as noções de
culturas infantis a partir de um entendimento de infância
como uma construção
social, atores ativos na construção da sociedade em que
estão inseridos. O
trabalho de campo e os relatos etnográficos do caderno de
campo chamam a
atenção para os sujeitos que são cada uma das crianças, que
participam na
construção de ações significantes partilhados na
coletividade bem como na
organização como grupo social. Apontam, também, para os
processos de
socialização protagonizados pelas próprias crianças quando
procuram gerir a
heterogeneidade dos seus papéis, identidades e posições
sociais.
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