Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: O ASPECTO SOCIAL DA ICONOGRAFIA DO FUTEBOL E ESTUDO DE CASO DAS AGREMIAÇÕES DESPORTIVAS CARIOCAS
Autor: ELIANE CORREA DA ROCHA
Colaborador(es): ALBERTO CIPINIUK - Orientador
Catalogação: 20/OUT/2008 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12380&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=12380&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12380
Resumo:
É notória a relevância do futebol. Praticado em âmbito mundial, envolve particular grau de participação e envolvimento emocional da população brasileira, podendo-se ainda destacar nesse contexto o futebol carioca como o mais tradicional do Brasil. O presente estudo procura desenvolver os aspectos do design nesse esporte, principalmente nas associações centenárias cariocas fundadas ao final do século XIX e início do XX, em especial aquelas do Rio de Janeiro, fortemente representativas de inúmeros torcedores brasileiros: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. Buscamos interpretar a iconografia presente nesse domínio, bem como a dimensão simbólica corporificada na identidade visual e nos uniformes das agremiações de futebol. Sob essa perspectiva, apresentamos a importante influência do viés social e cultural, por exemplo, na caracterização das cores das principais agremiações esportivas cariocas. Neste estudo privilegiamos a noção de que o processo de construção social expresso através das cores, bandeiras e símbolos gráficos produziu um sistema de imagens identitárias extremamente importante, em detrimento da consideração de aspectos meramente técnicos e estéticos Importa analisar o sentido de certas escolhas gráficas, e o modo pelo qual estas formas produzem novos códigos, acarretando diversificação do universo material e simbólico. Mais do que respostas, esta análise pretende levantar perguntas sobre a origem de tais escolhas gráficas. Por que a maioria dos clubes de futebol é representada por um escudo? Por que os uniformes são representados por listras? Qual a articulação entre a emblemática da cidade e o esporte? Como se dá na contemporaneidade o impacto da dimensão simbólica da identidade visual e das camisas dos clubes de futebol?.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CONCLUSÃO PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF