Título: | IMPRESSÕES IMAGÉTICAS: HISTÓRIA, MEMÓRIA E A FOTOGRAFIA CARIOCA DE AUGUSTO MALTA | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
AMANDA DANELLI COSTA |
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Colaborador(es): |
ANTONIO EDMILSON MARTINS RODRIGUES - Orientador |
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Catalogação: | 06/MAR/2008 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11419&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11419&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11419 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||
A presente dissertação busca aproximar memória e
fotografia, bem como o
ato de fotografar do ato de historiar. A partir daí, se
volta para a proposta
específica de analisar um grupo de fotografias que
Augusto
Malta fez das ruas da
cidade do Rio de Janeiro no início do século XX. Já no
século XIX foi atribuída
aos fotógrafos a função de registradores de um mundo que
se dissipava e de outro
que se anunciava. Esses profissionais eram contratados
como os responsáveis por
guardarem as imagens que se transformavam rapidamente,
especialmente nas
cidades. Tratava-se de um desejo de construir um álbum
que
conservasse a
memória do antes, do durante e do depois, e que servisse
de registro confiável das
mudanças promovidas. Esta é a função que Augusto César
Malta de Campos
assumiu na prefeitura da cidade-capital, comandada por
Francisco Pereira Passos.
É através desse caminho que se busca analisar a
fotografia
como artifício capaz de
inventariar as transformações da cidade, uma
representação
fiel do mundo visível.
Assim, as imagens dos Kiosques, dentre outras tantas, se
tornaram instrumentos
com valor de prova a serviço de um projeto modernizador
da
cidade-capital, numa
íntima relação com a mobilização nacional em torno de
uma
identidade moderna
que se forjava naquele tempo.
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