Título: | JUVENTUDE, PARTICIPAÇÃO E DIREITOS: UM OLHAR PARA AS PERCEPÇÕES DE JOVENS DO RIO DE JANEIRO SOBRE SUA PARTICIPAÇÃO NO PROJOVEM (PROGRAMA NACIONAL DE INCLUSÃO DE JOVENS: EDUCAÇÃO QUALIFICAÇÃO E AÇÃO COMUNITÁRIA) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
LUCILEIA PEREIRA |
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Colaborador(es): |
IRENE RIZZINI - Orientador |
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Catalogação: | 20/DEZ/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11064&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=11064&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11064 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Esta dissertação aborda as percepções de jovens sobre sua
participação no
PROJOVEM. O estudo foi realizado em seis estações da
juventude na cidade do
Rio de Janeiro onde o programa foi implantado. A reflexão
é acerca do direito à
participação da juventude nas políticas públicas de
promoção da cidadania,
conforme proposto pela Constituição Federal de 1988, pelo
Estatuto da Criança e
do Adolescente de 1990 e pelo Estatuto da Juventude de
2004, nos quais as
políticas públicas para este segmento são concebidas como
um direito. A análise
da participação e direitos à juventude brasileira da
atualidade, se impõe como
necessidade perante o grande contingente jovem e à
situação de vulnerabilidade
que se encontra grande parte desse contingente. A pesquisa
demonstra que o
PROJOVEM é percebido pelos jovens entrevistados não
somente como um
direito, mas também como um favor. Em alguns aspectos os
jovens reconhecem
benefícios nesta iniciativa do governo, no entanto, não
acreditam que venha
promover uma mudança em sua condição de vida, pois não
atende suas
expectativas de direitos igualitários. Os jovens
demonstram estar conscientes de
seus direitos, participação e responsabilidades.
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