Título: | AS ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICA E PSICOPEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA ESCOLA DE DEMONSTRAÇÃO DO INEP NO RIO DE JANEIRO, NAS DÉCADAS DE 1950/1960 | |||||||
Autor: |
ROBERTA DE BARROS DO REGO MACEDO |
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Colaborador(es): |
ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA - Orientador |
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Catalogação: | 06/NOV/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10801&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10801&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10801 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Esta dissertação tem como objetivo compreender as
Orientações
Pedagógica e Psicopedagógica que possibilitaram a
construção da experiência
educativa da Escola Guatemala, instituição de caráter
experimental, vinculada ao
Departamento de Aperfeiçoamento do Magistério (DAM) do
Centro Brasileiro de
Pesquisas Educacionais (CBPE/INEP), com sede no Rio de
Janeiro, à época,
Distrito Federal. Por ser tratar de uma pesquisa no campo
da História da
Educação, elaborada sob a perspectiva da História
Cultural, recorremos a
entrevistas e à análise documental dos arquivos pessoais
de Lúcia Marques
Pinheiro e Terezinha Lins de Albuquerque, Supervisora
Pedagógica do INEP e
Coordenadora do Serviço de Orientação Psico-Pedagógica
(SOPP),
respectivamente. Partindo de uma interlocução permanente
com Marcus Vinicius
Cunha, foi possível apreender os tipos de orientação que
os docentes desta escola
receberam durantes os anos de 1955 a 1968, período
compreendido como o final
do movimento da Escola Nova no Brasil. Se, de um lado, a
orientação pedagógica
norteava a prática docente e, por sua vez, limitava as
possibilidades de
manifestação da subjetividade destes que ensinavam, do
outro, a orientação
psicopedagógica proporcionava a criação de um clima
favorável e propício junto
aos professores para que, assim, as propostas pedagógicas
pudessem ser colocadas
em prática. Deste modo, no primeiro capítulo buscamos
caracterizar o contexto
político e educacional que marca o período; no seguinte,
descrevemos a maneira
pela qual a escola se organizava e desenvolvia suas ações
pedagógicas durante o
referido período; no terceiro capítulo, nos aproximamos do
pensamento
educacional de Lúcia Marques Pinheiro, para, por fim,
evidenciar o Serviço de
Orientação Psicopedagógico, por intermédio de sua
coordenadora Therezinha, e
situá-lo dentro da perspectiva de formação de professores
que vem sendo
discutida no Brasil nos últimos vinte anos.
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