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Título: AS ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICA E PSICOPEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA ESCOLA DE DEMONSTRAÇÃO DO INEP NO RIO DE JANEIRO, NAS DÉCADAS DE 1950/1960
Autor: ROBERTA DE BARROS DO REGO MACEDO
Colaborador(es): ANA WALESKA POLLO CAMPOS MENDONCA - Orientador
Catalogação: 06/NOV/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10801&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10801&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10801
Resumo:
Esta dissertação tem como objetivo compreender as Orientações Pedagógica e Psicopedagógica que possibilitaram a construção da experiência educativa da Escola Guatemala, instituição de caráter experimental, vinculada ao Departamento de Aperfeiçoamento do Magistério (DAM) do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE/INEP), com sede no Rio de Janeiro, à época, Distrito Federal. Por ser tratar de uma pesquisa no campo da História da Educação, elaborada sob a perspectiva da História Cultural, recorremos a entrevistas e à análise documental dos arquivos pessoais de Lúcia Marques Pinheiro e Terezinha Lins de Albuquerque, Supervisora Pedagógica do INEP e Coordenadora do Serviço de Orientação Psico-Pedagógica (SOPP), respectivamente. Partindo de uma interlocução permanente com Marcus Vinicius Cunha, foi possível apreender os tipos de orientação que os docentes desta escola receberam durantes os anos de 1955 a 1968, período compreendido como o final do movimento da Escola Nova no Brasil. Se, de um lado, a orientação pedagógica norteava a prática docente e, por sua vez, limitava as possibilidades de manifestação da subjetividade destes que ensinavam, do outro, a orientação psicopedagógica proporcionava a criação de um clima favorável e propício junto aos professores para que, assim, as propostas pedagógicas pudessem ser colocadas em prática. Deste modo, no primeiro capítulo buscamos caracterizar o contexto político e educacional que marca o período; no seguinte, descrevemos a maneira pela qual a escola se organizava e desenvolvia suas ações pedagógicas durante o referido período; no terceiro capítulo, nos aproximamos do pensamento educacional de Lúcia Marques Pinheiro, para, por fim, evidenciar o Serviço de Orientação Psicopedagógico, por intermédio de sua coordenadora Therezinha, e situá-lo dentro da perspectiva de formação de professores que vem sendo discutida no Brasil nos últimos vinte anos.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF