Título: | O FENÔMENO DA SIMPATIA SEGUNDO MAX SCHELER: UMA PERGUNTA SOBRE O FUNDAMENTO FILOSÓFICO DESSE FENÔMENO | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
MICHELL ALVES FERREIRA DE MELLO |
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Colaborador(es): |
VERA CRISTINA DE ANDRADE BUENO - Orientador |
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Catalogação: | 06/NOV/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10796&idi=1 [de] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10796&idi=5 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10796 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O fenômeno da simpatia é objeto de análise filosófica de
Max Scheler, que o
descreve e delimita: a simpatia propriamente dita se dá
quando duas ou mais
pessoas compartilham uma mesma percepção em qualidade e
quantidade
idênticas, sem que diminua o grau de consciência dos
sujeitos. O objetivo aqui é
apresentar essa análise, através dos seguintes pontos:
primeiro, uma propedêutica
ao tema como elucidação conceitual do pensamento de
Scheler; em seguida, a
apresentação da análise do fenômeno e do conceito da
intersubjetividade, que
seria o fundamento para a simpatia; depois, uma
fundamentação para a
intersubjetividade a priori especialmente por meio de uma
aproximação ao
pensamento de Kant, sobretudo à parte da comunicabilidade
universal do juízo
estético da Crítica da faculdade do Juízo. A
intersubjetividade não aparece como
a priori em Kant, mas pode ser pensada indiretamente como
tal devido aos
elementos subjetivos do sujeito. Em Scheler, a simpatia é
apresentada como um
fenômeno universal e necessário, exigindo um fundamento
também universal e
necessário; e somente será possível abordá-lo a nível do
mundo intersubjetivo.
Desse modo, a descrição da simpatia feita por Scheler
remete a uma estrutura
geral da vida emotiva pura para todos os sujeitos como
condição de possibilidade
para sua efetivação entre os indivíduos.
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