Título: | UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DO PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÃO DAS INTERFACES NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: O ASPECTO VERBAL NO PORTUGUÊS | |||||||
Autor: |
CARLOS EDUARDO SERRINA DE LIMA RODRIGUES |
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Colaborador(es): |
LETICIA MARIA SICURO CORREA - Orientador |
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Catalogação: | 19/OUT/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10731&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10731&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10731 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Este estudo focaliza a aquisição do aspecto verbal no
português, no
contexto de uma teoria da aquisição da linguagem que visa
a caracterizar o modo
como a criança percebe informação gramaticalmente
relevante, visível nas
interfaces fônica e semântica da língua com os sistemas
perceptual/articulatório e
conceputual/intencional, respectivamente, a partir do
início do segundo ano de
vida. A dissertação baseia-se nos pressupostos do Programa
Minimalista
(Chomsky, 1995; 1999) e numa proposta teórica que visa a
uma articulação entre
teoria lingüística e psicolingüística no estudo da
aquisição da linguagem (Corrêa,
2005a; 2006). A hipótese de trabalho é a de que a criança
reconhece aspecto
como um traço formal da língua inicialmente a partir de
variações
morfofonológicas na classe fechada dos afixos verbais, em
termos de formas
marcadas e não marcadas, ainda de maneira indissociada da
informação
pertinente a tempo, e que distinções relativas a
perfectividade são posteriormente
estabelecidas com base no processamento na interface
semântica. Investiga-se
em que medida informação referente a traços semânticos da
raiz verbal
concernentes a aspecto lexical (como telicidade, por
exemplo) interage com a
informação relativa a perfectividade proveniente de
variações na forma dos afixos
verbais. Com este fim, uma metodologia experimental é
desenvolvida, com vistas
a dissociar a percepção de informação proveniente das
interfaces fônica e
semântica relativa a tempo/aspecto. Explora-se o paradigma
da detecção de
novidade, tradicionalmente utilizado no estudo do
desenvolvimento conceptual
não-lingüístico, na percepção de informação fônica (formas
marcadas de
tempo/aspecto como novidade) e conceptual (evento
concluído como novidade).
Um experimento-piloto, conduzido com crianças de 18-28
meses, é relatado. Um
segundo experimento, com crianças de 3 e 5 anos, conduzido
com a técnica da
manipulação de brinquedos, é reportado, no qual telicidade
e perfectividade são
variáveis manipuladas. Os resultados são discutidos com
relação à metodologia
para o estudo do processamento na interface semântica, e
em relação a dados da produção de distinções aspectuais na
fala espontânea de crianças e hipóteses
correntes na literatura em aquisição da linguagem quanto
ao papel de informação
semântica no estabelecimento de distinções gramaticais.
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