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Título: CRIANÇA E JORNALISMO: UM ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE CRIANÇAS E MÍDIA IMPRESSA ESPECIALIZADA INFANTIL
Autor: JOSY FISCHBERG
Colaborador(es): ROSALIA MARIA DUARTE - Orientador
Catalogação: 20/SET/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10612&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10612&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10612
Resumo:
Esta dissertação tem como objetivo descrever e analisar modos de interação entre crianças e veículos jornalísticos a elas destinados: as opiniões delas sobre o material impresso, suas formas de ler e sua maneira de fazer um jornalismo que consideram de qualidade, destinado a outras crianças de mesma faixa etária. Toma como principal referência teórica os estudos de Roger Chartier, que afirmam que a leitura constitui sempre uma produção de sentido e que é necessário investigar o leitor não só a partir do que consome, mas de como consome. A pesquisa de campo, de base qualitativa, foi realizada em oficinas semanais, com duração média de três meses, em duas escolas de realidades distintas: uma pública, localizada no Leblon, e uma particular, na Barra da Tijuca. Foram ao todo 59 crianças, de faixa etária em torno dos 11 anos, que participaram das atividades organizadas em grupos de 15 a 20 alunos. A partir do registro da fala dessas crianças sobre os materiais impressos a elas oferecidos e da observação de suas práticas leitoras, pretendeu-se entender de que forma elas se relacionam com jornais e revistas; como realizam a leitura de impressos jornalísticos voltados para o público infantil, especificamente a revista Recreio e o suplemento Globinho; que considerações fazem sobre texto, imagens e pautas destes veículos; e o que fazem com as informações de que se apropriam. Os resultados foram analisados à luz da teoria de Roger Chartier e dos estudos de recepção latino-americanos, nos quais o consumidor de mídia, neste caso leitor, é visto como sujeito ativo, seletivo e informado. A análise do registro das oficinas indica que há, por parte dessas crianças, grande interesse por notícias, mas aquelas que fazem parte do jornalismo feito para adultos e não só para o público infantil. Leitores exigentes e bons conhecedores de mídia, essas crianças afirmam que os tipos de informação que mais os atraem não se encontram necessariamente em suplementos ou revistas segmentados para o público infantil.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
CAPÍTULO 8 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF