Título: | CRIANÇA E JORNALISMO: UM ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE CRIANÇAS E MÍDIA IMPRESSA ESPECIALIZADA INFANTIL | |||||||
Autor: |
JOSY FISCHBERG |
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Colaborador(es): |
ROSALIA MARIA DUARTE - Orientador |
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Catalogação: | 20/SET/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10612&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10612&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10612 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Esta dissertação tem como objetivo descrever e analisar
modos de
interação entre crianças e veículos jornalísticos a elas
destinados: as opiniões
delas sobre o material impresso, suas formas de ler e sua
maneira de fazer um
jornalismo que consideram de qualidade, destinado a outras
crianças de mesma
faixa etária. Toma como principal referência teórica os
estudos de Roger Chartier,
que afirmam que a leitura constitui sempre uma produção de
sentido e que é
necessário investigar o leitor não só a partir do que
consome, mas de como
consome. A pesquisa de campo, de base qualitativa, foi
realizada em oficinas
semanais, com duração média de três meses, em duas escolas
de realidades
distintas: uma pública, localizada no Leblon, e uma
particular, na Barra da Tijuca.
Foram ao todo 59 crianças, de faixa etária em torno dos 11
anos, que participaram
das atividades organizadas em grupos de 15 a 20 alunos. A
partir do registro da
fala dessas crianças sobre os materiais impressos a elas
oferecidos e da
observação de suas práticas leitoras, pretendeu-se
entender de que forma elas se
relacionam com jornais e revistas; como realizam a leitura
de impressos
jornalísticos voltados para o público infantil,
especificamente a revista Recreio
e o suplemento Globinho; que considerações fazem sobre
texto, imagens e
pautas destes veículos; e o que fazem com as informações
de que se apropriam.
Os resultados foram analisados à luz da teoria de Roger
Chartier e dos
estudos de recepção latino-americanos, nos quais o
consumidor de mídia, neste
caso leitor, é visto como sujeito ativo, seletivo e
informado. A análise do registro
das oficinas indica que há, por parte dessas crianças,
grande interesse por notícias,
mas aquelas que fazem parte do jornalismo feito para
adultos e não só para o
público infantil. Leitores exigentes e bons conhecedores
de mídia, essas crianças
afirmam que os tipos de informação que mais os atraem não
se encontram
necessariamente em suplementos ou revistas segmentados
para o público infantil.
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