Título: | AVALIAÇÃO DO DESIGN DE TELAS DOS CURSOS A DISTÂNCIA DO FGV ONLINE: UM ESTUDO DE CASO À LUZ DA ERGONOMIA E DA USABILIDADE | |||||||
Autor: |
SOPHIA ROSLINDO PIMENTA |
|||||||
Colaborador(es): |
ANAMARIA DE MORAES - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 10/AGO/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10303&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=10303&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10303 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O objetivo deste estudo era analisar, sob o enfoque de um
profissional de
Educação, aspectos de ergonomia e usabilidade que viessem
contribuir para a
construção de cursos a distância customizados - veiculados
via internet - com maior
usabilidade. Partiu-se de uma pesquisa preliminar cujos
resultados apontaram que,
geralmente, o papel do planejamento de um curso a
distância é exercido por
profissionais das áreas de Educação e Letras. Mesmo
considerando que o
desenvolvimento do mesmo se dê com a participação de
profissionais da área de
Design e Tecnologia, muitos dos aspectos que constituirão
as telas do curso são
previamente definidos durante a fase de planejamento e
storyboard. O principal
objetivo da pesquisa era responder à questão: quais
critérios devem nortear a
elaboração de um storyboard que dará origem ao design das
telas de um curso a
distância veiculado pela internet? O desenvolvimento da
pesquisa se deu a partir de
um estudo de caso realizado em uma das empresas que
veicula cursos customizados
desenvolvidos pelo FGV Online e, com base na aplicação de
um questionário -
QUIS (Questionnaire for User Interaction Satisfaction)
desenvolvido pela
Universidade de Maryland especificamente para pesquisas
que têm o objetivo de
levantar aspectos subjetivos de satisfação dos usuários
com relação à interface
homem-computador - respondido por 207 usuários, em
conjunto com outros dados
levantados na revisão bibliográfica, foram explicitados
aspectos positivos e negativos
referentes à ergonomia e usabilidade do projeto em
questão. A análise dos resultados
realizada à luz da revisão de literatura propiciou a
organização dos capítulos de
conclusão que propõem uma discussão de pressupostos que
visam nortear o trabalho
do profissional de Educação na construção de um curso on-
line.
|
||||||||