Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: TERRITÓRIOS E EXTENSÃO: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS EXTENSIONISTAS NO ÂMBITO DO CAMPUS DA PRAIA VERMELHA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, NO PERÍODO DE 1999 A 2009
Autor: TELMA FERNANDES BARRIONUEVO GIL
Colaborador(es): VALERIA PEREIRA BASTOS - Orientador
Catalogação: 05/AGO/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67468&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67468&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67468
Resumo:
Esta tese traz para o debate um estudo sobre a inserção de um território universitário no espaço que ocupa, através da dimensão extensionista do ensino superior. Para tanto, buscamos analisar as práticas originadas no Campus da Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), situado na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, para compreender a relação entre a universidade e as comunidades vicinais deste seu Campus. No desenvolvimento do estudo de cunho qualitativo, com base na pesquisa bibliográfica e documental, discutimos a conformação do território universitário considerando as abordagens presentes nos debates da arquitetura e urbanismo, e alguns aspectos históricos da formação deste Campus; já do que foi construído, onde o Campus está inserido compreende-se um desenho urbano-social, dado pelas características e contradições dos bairros que o circundam, e examinamos as ações de sua Extensão sob a perspectiva dos territórios e lugares para os quais foram dirigidas tais atividades, procurando elaborar sobre a relação território-extensão universitária nesta dimensão teórica. O trabalho destaca as atividades acadêmicas realizadas entre os anos de 1999 e 2009, quando tiveram início os Congressos de Extensão da UFRJ, cujos Anais foram as principais fontes documentais da pesquisa. No exame das ações, optamos pela identificação e organização das áreas temáticas por cada edição dos eventos, cotejando cada texto-resumo constante nos Anais, segundo os objetos e objetivos das ações; formas de operacionalizar (modalidades); públicos e respectivos territórios; objetivos da comunicação; relações com o Campus da Praia Vermelha (além da vinculação) e com as problemáticas a sua volta; e parcerias institucionais, sendo que tais experiências estão contextualizadas pelas formulações da política de Extensão no ensino superior e pelos seus desdobramentos na UFRJ. No conjunto dos resultados, evidenciaram-se problemáticas sociais de várias naturezas que podem ser constituídas como demandantes das ações, assim como emergiram os desafios da interdisciplinaridade na formação universitária e da qualidade na manutenção da Extensão – como parte do tripé da formação superior. Em relação ao problema central, as atividades não abarcaram, prioritariamente, demandas do território destacado, pois estiveram voltadas a diversos outros com ênfase aos públicos de lugares próximos à Cidade Universitária (UFRJ), na Ilha do Fundão, e à Baixada Fluminense, no Grande Rio.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF