Título: | TERRITÓRIOS E EXTENSÃO: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS EXTENSIONISTAS NO ÂMBITO DO CAMPUS DA PRAIA VERMELHA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, NO PERÍODO DE 1999 A 2009 | ||||||||||||
Autor: |
TELMA FERNANDES BARRIONUEVO GIL |
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Colaborador(es): |
VALERIA PEREIRA BASTOS - Orientador |
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Catalogação: | 05/AGO/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67468&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67468&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67468 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta tese traz para o debate um estudo sobre a inserção de um território
universitário no espaço que ocupa, através da dimensão extensionista do ensino
superior. Para tanto, buscamos analisar as práticas originadas no Campus da Praia
Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), situado na zona sul
da cidade do Rio de Janeiro, para compreender a relação entre a universidade e as
comunidades vicinais deste seu Campus. No desenvolvimento do estudo de cunho
qualitativo, com base na pesquisa bibliográfica e documental, discutimos a
conformação do território universitário considerando as abordagens presentes nos
debates da arquitetura e urbanismo, e alguns aspectos históricos da formação deste
Campus; já do que foi construído, onde o Campus está inserido compreende-se um
desenho urbano-social, dado pelas características e contradições dos bairros que o
circundam, e examinamos as ações de sua Extensão sob a perspectiva dos territórios
e lugares para os quais foram dirigidas tais atividades, procurando elaborar sobre a
relação território-extensão universitária nesta dimensão teórica. O trabalho destaca
as atividades acadêmicas realizadas entre os anos de 1999 e 2009, quando tiveram
início os Congressos de Extensão da UFRJ, cujos Anais foram as principais fontes
documentais da pesquisa. No exame das ações, optamos pela identificação e
organização das áreas temáticas por cada edição dos eventos, cotejando cada texto-resumo constante nos Anais, segundo os objetos e objetivos das ações; formas de
operacionalizar (modalidades); públicos e respectivos territórios; objetivos da
comunicação; relações com o Campus da Praia Vermelha (além da vinculação) e
com as problemáticas a sua volta; e parcerias institucionais, sendo que tais
experiências estão contextualizadas pelas formulações da política de Extensão no
ensino superior e pelos seus desdobramentos na UFRJ. No conjunto dos resultados,
evidenciaram-se problemáticas sociais de várias naturezas que podem ser
constituídas como demandantes das ações, assim como emergiram os desafios da
interdisciplinaridade na formação universitária e da qualidade na manutenção da
Extensão – como parte do tripé da formação superior. Em relação ao problema
central, as atividades não abarcaram, prioritariamente, demandas do território
destacado, pois estiveram voltadas a diversos outros com ênfase aos públicos de
lugares próximos à Cidade Universitária (UFRJ), na Ilha do Fundão, e à Baixada
Fluminense, no Grande Rio.
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