Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: O REGIME NAZISTA E A MANIPULAÇÃO DE MASSAS: UMA ANÁLISE DE COMO O PODER DO DISCURSO E DA PROPAGANDA CONCRETIZARAM A IDEOLOGIA NA MENTALIDADE POPULAR
Autor: GIULIA NEIVA ARMENTANO
Colaborador(es): PAULO HENRIQUE DE OLIVEIRA CHAMON - Orientador
Catalogação: 08/NOV/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64682&idi=1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64682
Resumo:
Evento de magnitude histórica determinado a jamais se repetir, o Nazismo configurou-se como a vitrine do que o extremismo é capaz de oferecer ao mundo. A manipulação da mentalidade popular a partir de um discurso persuasivo e difundido por uma máquina propagandística inédita foi elemento crucial na ascensão e sustentação da ideologia nazista. Todavia, os elementos de persuasão que contribuíram para tornar tudo isso possível não estão restritos a um período histórico, razão pela qual se faz necessária a compreensão de suas dinâmicas em tal evento para que se possa identificar possíveis repetições destes na política global vigente. Nesse sentido, a presente pesquisa se propôs a analisar como se configura o processo de atração das massas em relação a discursos, de modo a compreender como elementos de persuasão presentes nestes foram utilizados pelo Partido Nazista e refletidos na propaganda política do regime. Porém, devido à extensão dos meios de propaganda existentes, um recorte analítico foi realizado em termos de tipologia e periodicidade, abrangendo cartazes propagandísticos do período pré-1933 até 1935 que exibissem a exaltação à imagem de Adolf Hitler e que refletissem a depreciação do povo judeu, de maneira a observar como ambos os segmentos foram se constituindo como pilares indispensáveis na manutenção e consolidação da ideologia do Partido nos momentos iniciais de sua ascensão.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF