Título: | QUE HISTÓRIAS ELES CONTAM?: NARRATIVAS DE PROFESSORES INFLUENCERS NAS REDES SOCIAIS | ||||||||||||
Autor: |
CAMILLA BOMFIM BORGES |
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Colaborador(es): |
GISELLE MARTINS DOS SANTOS FERREIRA - Orientador |
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Catalogação: | 18/MAI/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62565&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=62565&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.62565 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
As mídias digitais modificaram significativamente a nossa forma de adquirir,
produzir e compartilhar conhecimentos. Nesse sentido, além das tecnologias
digitais utilizadas nas salas de aulas formais, um outro ambiente passou a ser
massivamente utilizado como um espaço educacional: as redes sociais. Tomando
por base esse novo cenário, esta dissertação tem como objetivo, a partir do
cruzamento do campo das Mídias e do campo da Educação, compreender o
surgimento de um fenômeno: o professor influencer e como ele se constrói nas redes
a partir do digital storytelling. Para que seja possível tal compreensão, tem-se como
objetivos específicos: examinar a atuação e os recursos que os professores utilizam
para se posicionarem e se construírem nas redes sociais; analisar quais histórias os
professores contam no digital a partir das narrativas que constroem; investigar as
formas de uso dos recursos das plataformas Instagram e YouTube para a construção
dessas narrativas. Como principais referenciais teóricos temos Xavier para
fundamentar as ideias referentes ao storytelling e Couldry para fundamentar as
ideias referentes ao digital storytelling. Esta investigação trata-se de uma
autoetnografia digital, envolvendo observação participante e entrevistas
semiestruturadas, uma vez que, por ser nativa do campo, associei a minha
experiência à experiência dos professores participantes. Ao mesmo tempo em que
atuei no campo, observei e entrevistei dois professores influencers: o professor
Noslen (que tem o maior canal do YouTube de Português do mundo) e a professora
Carol Mendonça. Os principais achados da pesquisa apontam três características
afins que perpassam o perfil dos professores influencers: o entretenimento, a ideia
de que o compartilhamento gratuito de conteúdos pedagógicos nas redes pode
contribuir com a democratização da educação e a venda de produtos e serviços. Os
achados indicam, ainda, que a construção da subjetividade dos professores
influencers se dá a partir de aspectos comuns provenientes da atuação e da
exposição no campo, que foram rotulados da seguinte forma: modelos de
comportamentos, posicionamentos cotidianos; modelo de negócio; linguagem;
estratégias; autoridade, preconceitos e críticas. Nesse sentido, tais dados podem
contribuir para o estabelecimento de novas reflexões críticas acerca dos rumos da
educação em contextos midiáticos, dos novos espaços de trabalho, do papel, do
alcance e das escolhas dos professores neste cenário. De modo geral, a investigação
apontou que, assim como eu, os professores observados preocupam-se com as
histórias que contam e, a partir delas, com a forma como se conectam intelectual e
emocionalmente com seus alunos seguidores.
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