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Título: JORNALISMO, A PROFISSÃO IMPOSSÍVEL: ENSAIO E REPORTAGEM EM JANET MALCOLM
Autor: VICTOR BRAGA CALCAGNO
Colaborador(es): VERA LUCIA FOLLAIN DE FIGUEIREDO - Orientador
Catalogação: 10/MAI/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58927&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58927&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58927
Resumo:
Foram muitas as vezes em que o jornalismo se aliou à literatura para a produção de reportagens, mas menos célebres aquelas em que, para isso, a linguagem dos jornais e revistas foi além do empréstimo de características da ficção. Nesse sentido, o espaço que a obra da repórter americana Janet Malcolm (1934-2021) ocupa pode ser visto como um entrelugar que une o ritmo do chamado jornalismo narrativo ao comentário, à análise e à reflexão. A investigação que seus relatos proporcionam tem por interesse não só a resolução do caso, mas sobretudo a inspeção constante da própria linguagem jornalística, o lugar da repórter na apuração dos fatos e as contradições do texto de não ficção. Essas características propõem uma aproximação da obra de Malcolm com o gênero do ensaio, relação que se evidencia no prolongamento de trechos em que a autora suspende a toada do relato para emitir as próprias ideias sobre o que encontra pelo caminho. Com o objetivo de aferir os modos pelos quais a jornalista insere e trabalha essas análises no texto, além do efeito que elas produzem na peça que escreve, esta dissertação aproxima Malcolm do ensaísmo e sugere a junção dos dois elementos para considerar uma reportagem marcada pelo pensamento em movimentação constante. Para isso, não só leituras célebres sobre teoria do ensaio serão consideradas, como também terá lugar o ímpeto próprio da autora com os temas da verdade e da franqueza, desencadeadores da metalinguagem em suas matérias.
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